segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Café Colombiano no Brasil?

Uma das perguntas que mais escuto em cursos e palestras sobre cafés gira em torno da qualidade do café colômbiano. Perguntam: É verdade que o melhor café do mundo é o colombiano? A resposta...


Que me desculpem os colombianos mas é NÃO!!! Aliás, gostaria de deixar claro que odeio essa pergunta... Acho que a mais inteligente seria, qual é o seu café preferido
? O fator cultural de várias nações é o que define essa resposta e na parte técnica, nenhum café tem o poder de um Usain Bolt. Imaginem, só uma competição de 100 metros rasos poderia esclarecer com é o melhor café do mundo...gosto sempre é muito subjetivo...

Decidi expor meus pensamentos sobre assunto, pelo recente interesse da mídia brasileira e dos profissionais do meio, no marketing criado pela marca Juan Valdez em trazer suas lojas para o Brasil e como consequência, oferecer cafés colombianos no maior produtor de cafés do planeta (Brasil).

Segue link, do que acredito ter sido uma matéria paga (como parte do marketing colombiano) da Revista Exame, onde conta os objetivos da marca colombiana no Brasil. Imagina o quanto a marca não vai arrecadar com o marketing de estar presente no país do Café....


http://portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0950/mundo/starbucks-moda-latina-492830.html

Conheci as lojas Juan Valdez em Santiago (Chile). Bonitas, elegantes, caras, nos melhores pontos da cidade, porém um fato logo me chamou a atenção... Nas duas vezes que estive na loja, eu era o único cliente. Será um diferencial para o cliente? Uma loja personalizada só para você? Claro que não, olhei para o outro lado da rua e uma Starbucks lotada com fila fora da loja... Então, perguntei a um amigo Chileno que trabalha com cafés... Resposta...Um fiasco, desde que abriu, a loja sempre esteve vazia, perdendo de longe para ambientes menos requintados como os Café con Piernas e seu concorrente direto, a própria Starbucks...

Pra mim, fica claro que o projeto Juan Valdez faz parte de um plano de Marketing muito bem feito pelos colombianos, americanos ou quem quer que seja...e suas lojas, "faturamentos" milionários é mais um clichê dos megalomaníacos dos negócios, que especulam números irreais para fortalecimento de marca mas que no fim das contas vai terminar como a economia americana...

2 comentários:

Guido Cavalcante disse...

Oi Leo, encontrei esse texto de 2008 sobre "Juan Valdez", que pode lhe interessar:

http://beanactivist.wordpress.com/?s=%22juan+valdez%22

Anônimo disse...

Muito bom Leo, engatinho ainda em falar de café mas estou apreciando muito este teu canto e acho que temos cafés imbatíveis.

Abs