quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SP - Trabalho e Diversão

Testando e Praticando na La Marzocco Brasil



Essa semana estarei no melhor lugar para um Barista... Muitos testes e análises...em breve comentários...

3 comentários:

Unknown disse...

Olá sou barista a algum tempo e me surgem varias duvídas,por exemplo um curto 30ml para 25 segundos, e 7 gramas seria certo falal que um longo,de 50 mls teria que sair em:30segundos?ou conta seria outra?
E o que influencia o crem do café/ a xicara realmente exerce papel fundamental na formação do creme?

Cafés Especiais disse...

Hector... Se eu for te responder essa pergunta talvez vc não entenda mas vou tentar ser menos técnico possível. Tenha em mente sempre que café é sabor, essas regras de 25 segundos..50 ml em 30 segundos, 7 gramas é uma teoria básica....Um curto pode ter 30 ml mas pode ser extraído em 19...20 segundos...depende do sabor...50 mls pode ser extraído em 25 s ou 30 s....depende do sabor...prove...vc pode usar 7...10 gramas...Não existe uma receita ou regra... A crema do café é uma emulsão de gases provenientes da torra resultante da extração por pressão da máquina...ou seja, a crema depende do tempo de torra do café mas um muito novo (menos de 7 dias) a crema vai embora muito rápido...A xícara nao forma creme...ela pode ajudar na manutenção de uma crema mais densa...mas Hector...A crema não quer dizer nada...vc pode ter uma super crema mas o sabor do café está horrível...por iso...sempre prove o café e não fique pensando em apenas visual.

Unknown disse...

Mutio obrigado você foi a unica pessoa que me deu um informação sensata,e não ficou de achimos,mas o que é dificil as vezes é quando você trabalha em uma grande rede e tenta padronizar um procedimento de extração por exemplo...Mas mesmo assim você está corretissimo
se vier a São Paulo me procure para que possamos tomar um esspresso...