quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bikkini Barista

Se você perdeu a entrevista do Crica Wolthers no Jô Soares, nao desanime... Abaixo toda a entrevista...

Crica é Barista e proprietário do Bikkini Barista, um conceito Multiplex de entretenimento, reunindo no Centro de Santos, o melhor da cafeteria, restaurante e balada.

Conheça o Bikkini Barista http://www.bikkinibarista.com.br







--> Leia mais...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Perfume do Café

Boticário investe no aroma do Café

Conheça a nova linha de perfumes do Boticário no site http://www2.boticario.com.br/portal/hot_sites/coffee/



--> Leia mais...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os Melhores Espressos

Pelo Brasil

Gostaria de compartilhar minhas experiências no ano de 2009, em viagens por todo Brasil, conhecendo cafeterias e degustando vários Espressos. Como não confio na escolha de Revistas como a Veja e nem jornais como O Globo... Resolvi selecionar os melhores Espressos em cada cidade visitada.


Rio de Janeiro

A escolha no Rio de Janeiro ficou entre duas opções, Besi Café e Café Sorelle. Os dois lugares utilizam máquinas La Marzocco (Linea no Sorelle e FB80 no Besi). No Besi, o café é o Suplicy e no Sorelle tem Suplicy, Orfeu e as vezes Jacu. Os Baristas são bem treinados, pelo Besi fico com a Flávia e no Sorelle com a Renata.

Vou ficar com o Besi por ter melhores experiências, acho que o fato de usar mais de um café é um diferencial mas é preciso controlar melhor o envelhecimento do grão no caso do Sorelle. Mas com certeza vale a pena ir ao Sorelle.

Besi Café



Rua do Carmo, 61 - Centro - Rio de Janeiro

São Paulo

Esse é fácil e até covardia... Como falei outras vezes, quando chego em SP é o meu lugar preferido e sempre chego de manhã, no sábado e na mesma loja. Os motivos são claros, máquina La Marzocco, ambiente, Baristas bem treinados e nada melhor do que chegar em SP, ir pra cafeteria e 30 minutos depois ser recepcionado pelo dono. No caso, o Sr. Marco Suplicy, pásmem, em pleno sábado, ele chega de manhã com a pilha a toda... Várias vezes já peguei o Marco conversando com seus clientes, isso pra mim, é fundamental para um negócio ser bem sucedido. Sem dúvidas, o melhor lugar para degustar o seu ESPRESSO em SP...

Suplicy Cafés Especiais


Alameda Lorena - Jardins


Belo Horizonte - MG

São poucas as opções em BH e eu fico com o Kahlua Café, máquina La MArzocco, vários cafés, Baristas treinados e pelo nosso querido amigo e fanático por cafés, o proprietário Ruimar.

Káhlua Cafés


Rua Guajajaras, 416 - Centro


Espírito Santo

Sem muitas experiëncias em Vitória, fico com o Restaurante Aleixo, além de boa gastronomia, maravilhosa carta de vinhos, oferece Café Camocim Organic em sua Spaziale S5.

Restaurante Aleixo


Rua Aleixo Neto, 1204 • Praia do Canto - Vitória


Brasília

Complicada essa cidade...são váriasssssssss cafeterias bem legais...Pelo conjunto da obra, vou ficar com o Empório Quitinete.

Empório Quitinete


SCLS 209 Bloco B Loja 05


Salvador

Outra barbada... Feito a Grão é o melhor ESPRESSO da cidade Baiana...Com máquina La MArzocco, grãos Orfeu, Baristas bem treinados e bem dirigida... Essa cafeteria é um exemplo para todo Brasil.

Feito a Grão

Salvador Shopping


Quiosque – Av. Tancredo Neves, 2915, Q.206, L2
--> Leia mais...

sábado, 24 de outubro de 2009

Melhor Cafeteria Salvador

Feito a Grão


Máquina La Marzocco, grãos Fazenda Sertãozinho, Baristas bem treinados e tudo isso administrado pelo casal Szporer, empreendedores fantásticos... Essa é a receita do Feito a Grão, que poderia se chamar, Feito com Amor, Feito com Cuidado, Feito o Melhor!!!!

Pra mim, um orgulho poder estar presente e ter a experiência de comprovar de perto que a busca pelo melhor serviço e produto faz toda a diferença. Se você está em Salvador ou vai passar um tempo por aqui, esse é o seu lugar para degustar cafés fantástico.
--> Leia mais...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Treinamento Barista

3º Dia - Feito a Grão


















Esses são os melhores BARISTAS DA BAHIA!!!

Parabéns a todos pelo exemplo de dedicação, essa semana foi mais uma em minha vida que posso dizer que tudo pelo que passei valeu a pena.
--> Leia mais...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Café Feito a Grão

Bahia é Linda (Praia da Pituba)





Treinamento Feito a Grão: Turma da Noite








--> Leia mais...

Feito a Grão - Salvador

Café na Bahia



Estou em Salvador treinando a equipe do Café Feito a Grão.





 

--> Leia mais...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Café...

Artista do Café

Gostaria de indicar o trabalho dessa super artista chamada Valéria Vidigal. Ela pinta quadros maravilhosos com temas de café.

Seu site: http://www.valeriavidigal.com.br



 O princípio da relação de Valéria Vidigal com a pintura e com as culturas do café está em sua própria gênese enquanto ser humano. Foi gerada meio ao cheiro das resinas e pastéis oleosos com os quais sua mãe, a artista plástica Maria Auxiliadora Vidigal, pintava. Nascida em Viçosa, interior de Minas Gerais, a menina cresceu seguindo o olfato e a memória, reconhecendo e identificando os elementos da pintura e  os seus instrumentos. Muito cedo rabiscava, mesmo que ainda sem reconhecer o próprio trabalho tal como arte.

Do café, a vivência da tradição mesclada ao método e perseverança, herdados do pai, João da Cruz Filho (1937- 1990), fitopatologista e professor, inventor da Calda Viçosa. Entre suas lembranças mais remotas, está o ato de moer café na cozinha da “ Vó Nicota “ , prática que foi, ao mesmo tempo brincadeira de criança e vivência cultural.

A arte da mãe e a ciência do pai. Sensível e racional se acomodam em doce medida em seu trabalho, desde muito cedo. Aos 11 anos começou a frenquentar ateliers, quando ela passou a reproduzir parte da cultura da qual cresceu. Valéria pintava marinhas, casarios, naturezas mortas e também utilizava o café como elemento , ação que veio a se consolidar como tema a partir de 2003.

Valéria formou-se em Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa (MG), onde conheceu Gianno Brito, engenheiro agrônomo, também de tradicional família de cafeicultores, com quem veio a se casar, mudando-se para Vitória da Conquista (BA) em 1992. Seu marido já comercializava alguns de seus trabalhos na Bahia e, quando para lá se mudaram, a artista abriu uma galeria de arte e escola de pintura, foi colaboradora de rádio, televisão e jornal, e continuou a pintar seus quadros. Hoje, com três filhos, Rafaela, Isabela e Renato, formam uma família de cafeicultores.

Como marchant durante oito anos e professora de pintura durante 15 anos, a artista adquiriu mais maturidade e segurança, e isto ficou expresso em suas telas desde então. Hoje, Valéria é reconhecida em diversas partes do Brasil, participa de exposições em eventos sobre café de nível internacional e tem quadros em países como Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos, México e Venezuela.

Ilustradora renomada e reconhecida de capas de livros científicos sobre café, teve sobre ela matérias especiais em publicações como o Anuário Brasileiro do Café 2007, Revista do Café, L’ESPRESSO e outras.

A experiência pedagógica trouxe à Valéria Vidigal ainda mais maturidade e critério, cujo resultado se pode acompanhar pela evolução do seu trabalho. Sua técnica tornou-se mais exigente com o passar dos anos, e ela é definida pela busca do naturalismo, pelo rigor com perspectiva, pelo trato da luz, e também pela sensibilidade estética nas composições. Tem sua obra catalogada no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas e sua história está incluída na publicação do editor Antonio Carlos Moreira, o livro “História do café no Brasil”.

Em janeiro de 2003, a artista decide assumir como tema unicamente o café. Não obstante toda a sua história ter estado ligada a esta cultura em suas diversas formas, Valéria teve uma experiência marcante, que foi um contato com o pai, de quem recebeu uma mensagem espiritual, e esta experiência teve um impacto e uma influência muito fortes sobre a sua decisão. A partir daí, com este direcionamento temático, Valéria tem obtido efeitos cada vez mais apurados. A ponderação dos traços passa a refletir maturidade para reconhecer o essencial na pintura, para ela, sua própria vida.

Como o desdobramento desta fase, Valéria Vidigal reafirma sua vocação para o café e a sua sensibilidade para retratá-lo. Herança, do rigor científico paterno, docemente misturado aos sentimentos de leveza e equilíbrio que inspiram seu trabalho na arte, ofício da mãe. O resultado da mescla, uma artista independente, com personalidade e estilos próprios, que se reafirma em cada trabalho, todos eles reconhecidos. Nenhuma pretensão de revolucionar a pintura ou mudar o mundo, mas o interesse convicto em retratar o seu mundo, com suas cores e seu tema, o café, os seus modos e saberes.
--> Leia mais...

sábado, 17 de outubro de 2009

Café Gourmet no GNT

Léo Moço no GNT

Leia uma interessante matéria sobre Cafés Gourmet no site do GNT

http://gnt.globo.com/
http://gnt.globo.com/Gourmet/Materias/Muito-alem-do-cafezinho--conheca-os-cafes-gourmet.html

Agradecimento Especial:

Luciana Neiva - Mural
Simone Gondim - Predileta


--> Leia mais...

Curso Avançado de Avaliação de Café - Metodologia SCAA

Com Ensei Neto



Especialista em Cafés Especiais e membro do Comitê de Normas Técnicas da SCAA

Minha opinião sobre o Curso:

De extrema importância para o profissional Barista, é um curso obrigatório para quem deseja crescer na profissão. Não percam está oportunidade!!!

Clique na figura para saber maiores informações



--> Leia mais...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Curso de Degustação de Cafés



Os campeões Brasileiros de Cup Taster 2009 promovem mais um Curso de Degustação e Classificação de Cafés em Campinas-SP.

Ótima oportunidade para Baristas e Apreciadores de Cafés...



--> Leia mais...

WBC BARISTA

Campeão Canandense




País já tem seu representante para o WBC 2010 em Londres (23 a 25 de Junho). Agora, são 7 meses de treinamento para o Barista Kyle Straw da Caffe Artigiano levar o Canadá para mais uma final de mundial.



--> Leia mais...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Espresso para o Facebook e Twitter

Clique no PLAY e deguste seu Espresso!!!



Máquina: La MArzocco Gs3
Preço: R$20.000,00
Bar de Pressão: 9

Vocês já degustaram um espresso cremoso assim?
--> Leia mais...

A União faz a Força!!!

Mudança de Ares

Depois de representar o RJ nas 4 últimas edições do Campeonato Brasileiro de Baristas, esse é o meu estado:



São 3 edições entre o Top 10 do Brasil, sendo o melhor representante do RJ nas 3 e incríveis 2 Finais de Campeonato Brasileiro. Resultado de muito ESTUDO, TRABALHO, DEDICAÇÃO e INVE$TIMENTO.

Sem falar na Copa Barista, competição em sua segunda edição, organizada todo ano na Fispal em SP pela Revista Espresso. Campeão em 2008 e Vice-Campeão em 2009, acho que vou cobrar do Governador Sérgio Cabral a xícara da Cidade...

Mas esse ano resolvi mudar de bandeira... Como fui finalista no último campeonato, minha vaga já está assegurada para o próximo e vou representar a Cidade de Santos-SP em 2010. Responsabilidade enorme...

A idéia foi  montar uma Equipe de Competição (mais detalhes em breve), onde eu consiga treinar com experts na área, o que praticamente era impossível no Rio de Janeiro. A meta é vencer o Campeonato Brasileiro de 2010 e para isso preciso de uma EQUIPE FORTE ao meu lado.

Essa idéia sempre esteve em mente, a formação de Equipes Estaduais é de extrema importância para o crescimento profisisonal de todos. Fico feliz de ver isso sendo criado em Belo Horizonte, onde o novo Diretor da ACBB e ORganizador da REgional MG, SR. Ruimar do Café Kahlúa está proporcionando aos Baristas Mineiros.

Aliás SR. Ruimar, parabéns por sua bela iniciativa mas fica minha cobrança, como novo diretor da ACBB, implante essas idéias no Brasileiro, façam dos 6 Finalistas uma EQUIPE para não só ajudar o Campeão a fazer bonito no Mundial mas cresçam profisisonalmente, como por exemplo, formar uma EQUIPE e que todos os 6 possam estar no WBC em Londres 2010, assim não só ganham o direito de estar no próximo Brasileiro mas a oportunidade de pegar experiência do que é um WBC, afinal, um desses 6 pode ser o novo Campeão Brasileiro.

Tenho certeza que os Baristas de MG farão suas melhores apresentações no Brasileiro e justamente essa idéia foi levada a Santos-SP e espero ver no próximo ano mais Equipes sendo criadas para fortalecer os profissionais que fazem o espetáculo, bem como, as regiões que a que cada um representa.







--> Leia mais...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cappuccino & Pancakes do Moço

Acabei de conhecer o site do Chef Thiago Sodré (Sawasdee-Leblon). Achei muito interessante com várias dicas legais para os iniciantes da gastronomia.

Tá bom!! Tá bom!!! Não quero ser Chef de Cozinha mas vendo os vídeos do site fiquei na vontade de degustar um belo cappuccino com panquecas americanas!!!!

Inspirado nas dicas do Chef... eis o resultado:



Acompanhado com mel orgânico da flor do café, meu café das 17 ficou perfeito!!!

Taí, acho que vou estudar mais para abrir uma loja, Cappuccino & Pancakes do Moço, faria sucesso??

A dica: Chef Thiago Sodré
--> Leia mais...