sábado, 10 de outubro de 2009

Fazenda Ambiental Fortaleza

Café Natural

Esse termo todo Barista já ouviu falar... É o famoso café que seca ou no pé ou no terreiro com o fruto intacto, ou seja, com casca e tudo.

Porém, uma Fazenda de cafés está desenvolvendo uma lavoura chamada de Café Natural.

FAF - Fazenda Ambiental Fortaleza



"O café natural é orgânico. O café orgânico não é (por nossa definição do termo) natural. O café natural é uma planta que sofre a mínima interferência da mão do homem. É o café natural da floresta.
No cultivo do café natural, não são espalhados nenhum tipo de composto nem podados os galhos do café e os grãos secam nos próprios galhos. As poucas interferências que são feitas no seu processo natural de crescimento são:

•Inseminação de árvores entre os pés de café para provê-los de sombra,
•limpeza do solo aos pés das plantas, quando necessário, para facilitar a colheita."
Fonte: http://www.fafbrazil.com/fafbr/ip.asp?op=B-Cafe%20Natural&lg=P&sc=B

Essa filosofia vai de encontro com o método de sustentabilidade da Fazenda...PAra nós Baristas, uma ótima oportunidade para aprendermos cada vez mais sobre o que é produzir cafés.

Em recente curso com Tim Wendelboe tive a oportunidade de provar dois cafés da FAF... Em uma mesa com COE da Costa Rica, Geisha do Panamá e outros cafés fantásticos, o café da FAF foi um dos meus favoritos. Já comprei antes esse café no site Sweet Marias mas sei que no Brasil quem deve vender micro-lots dessa Fazenda é o Coffee Lab de Isabela Raposeiras.

A lição é que mais uma vez estudar cafés parece que não tem fim... PAra saber mais sobre a FAF acesse seu site:


http://www.fafbrasil.com

0 comentários: