sábado, 30 de janeiro de 2010

Equipe Bikkini Barista



Há 10 dias cheguei em SP, provei cafés, treinei cappuccinos, espressos, defini estratégias de apresentação, torramos kg e mais kg de café e tudo isso só foi possível com a ajuda de uma equipe fantástica...

Está sendo uma experiência única, torrando cafés com Paul Germscheid, provando cafés com Crica Wolthers, Davi Teixeira, extraindo espressos e cappuccinos com Mikkel Pilgaard.  Aliás, tenho muito que agradecer pela ajuda de Mikkel em tornar minha apresentação mais a cara de um WBC. Mikkel treinou o último campeão Dinamarquês e esse ano vai buscar uma vaga no WBC... Mesmo podendo ser um possível concorrente ele se demonstrou muito aberto a passar tudo o que sabe e posso dizer que está sendo incrível esse estágio.

O suporte de toda equipe do Bikkini Barista como Rasmus Wolthers, Diego, Crica Wolthers, Davi Teixeira é o meu pilar desse ano e isso me deixa com uma baita responsabilidade mas confesso que adoro, sou movido a desafios.


Aliás, falando em Davi, todos quiseram uma foto com essa incrível pessoa e profissional.

Davi e MArcia Shimosaka 

Davi e Paul Germscheid 
 Davi e Mikkel
--> Leia mais...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MC Coffee

Ampliando Conhecimento


Foi com muita honra que recebi um convite de Takahisa Toda da MC Coffee para conhecer a estrutura da empresa. Fiquei bastante animado com a possibilidade de novas experiências, provei vários cafés com provadores fantásticos como Maneco e Ivaldo.

Provei uma bebida muito interessante feita a partir da cereja do café, muito interessante. Conheci toda estrutura e trabalho da MC COffee ..

Gostaria de agradecer ao Takahisa Toda por essa experiência e sua equipe.
--> Leia mais...

Baristas no Samba

Samba com Mikkel Pilgaard


Fizemos um programa com a família Germscheid da La MArzocco Brasil e o Barista Dinamarquês Mikkel... O que poderia ser melhor do que um ensaio de uma escola de samba para um gringo???

Com certeza uma fantástica experiência não só para ele como para todos nós...





--> Leia mais...

Ser Barista É....

Suplicy Thursday Night Throwdown

Imagem: Octane Coffee - Atlanta -USA


Ok... provar cafés, extrair espressos, desenhar a latte art mais linda, torrar cafés é o resumo das tarefas de um Barista...mas...participar de uma confraternização, conhecer novas pessoas, debater sobre o que mais gostamos não tem preço...


Pela primeira vez participei desse evento tão comentado no Suplicy e mais uma vez vale tirar o chapéu da equipe de todo Suplicy. Mas dessa vez gostaria de deixar o grande Marco Suplicy de lado e falar do cara que realmente merece os créditos.

Ele é o grande Barista Bruno Ferreira !!!! Se eu pudesse escolher alguém para trabalhar comigo...esse é o cara!!! Tenho certeza que um balcão desses seria líder absoluto de vendas!!! Parabéns por tudo Bruno e principalmente por mostrar que você é um profissional fora de série...

Bruno

Bem, sobre o TNT foram várias estréias, a minha, Paul Germscheid e direto da Dinamarca, Mikkel Pilgaard Madsen...
Mikkel

 Mikkel Latte Art









Mikkel LAtte Art 2



Paul foi eliminado de cara pelo Bruno...Mikkel passou da primeira fase mas perdeu em seguida para Bruna do Suplicy... Eu, passei pela Barista revelação (treinada por Bruno) Raquel, pela Monica( Barista campeão de Latte Art da Slovakia) e cheguei a final ao vender o MArcel do Suplicy. Na final fui derrotado pela Bruna do Suplicy, a grande campeã.... PArabéns Bruninha!!!!


Paul Germscheid: La Marzocco Brasil

O evento só poderia contar com a Ferrari dos Cafés...






Aí fica a dica... Baristas...toda última quinta do mês!! TNT no Suplicy!!!

 

 


--> Leia mais...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Experiência: Café

Coffea liberica



Hoje tive a oportunidade de provar esta espécie de café que corresponde a cerca de 1% da produção de cafés. Originária da Libéria na África Ocidental, sua árvore é enorme, podendo chegar a 9 metros.

Esse café foi  degustado no  Curso Avançado de Café Metodologia SCAAministrado pelo grande  Mestre Ensei Neto e desde já deixo um agradecimento especial a ele por trazer essa experiência fantástica e ao meu amigo Zé Renato.


Bom, é uma experiência forte...um tanto que exótica... me lembrou muito dois cafés que provei no mesmo curso...um de Java e outro de Bali... o aroma que me vem a cabeça é daquele sabonete preto Phebo... 

 


--> Leia mais...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

La Marzocco Brasil Cupping Room

Provando Cafés: Square Mile

Hoje fomos brindados com uma experiência muito agradável, provar cafés da micro torrefação inglesa do Barista campeão mundial James Hoffmann...

O Home Barista Marcio Carneiro (eu diria um super Barista, já que ele tem conhecimento bem maior do que muitos baristas por aí mas ele é meio tímido pra isso...hehehe) comprou o Blend Winter Espresso, um single da Etiópia e um single do Kenia.



Contamos com a presença da Stella, amiga, super Barista e com ótima sensibilidade para provar cafés, Paul Germscheid da La Marzocco Brasil e eu, Barista, Léo Moço.


Provamos todos os cafés na máquina Holandesa Bravilor com a proporção de 45g por litro.




Winter Espresso



 Quênia



Etiópia 



A idéia de promover provas de cafés especiais abertas para amigos e Baristas é algo que não sai da minha mente, é incrível como aprendemos mais e mais ...Imaginem algo assim para consumidores...

Bate-papo , Cafés e Cappuccinos

 


 

 Confesso que sinto muito a falta dessa experiência no Rio de Janeiro e talvez essa seja a minha grande espectativa com um novo projeto chamado Cafuné... Promover encontros, provas, troca de experiências não só promove um crescimento profisisonal mas até um crescimento de mercado.

O Rio de Janeiro é um grande consumidor de xícaras de café mas é um Estado mesozóico em experiências com cafés... Ainda reinam os dinossauros que continuam querendo prender essa evolução...



Ao mesmo tempo me sinto realizado ao poder estar em SP em um lugar perfeito para um Barista... O showroom da La Marzocco Brasil é um espaço muito especial para mim, principalmente por reunir pessoas tão incríveis, estudiosas e que pensam em café como um conhecimento a ser passado dia a dia.

 

 

Um muito Obrigado ao Paul Germscheid, Marcio e Stella(Fotógrafa Oficial desse post) pela tarde de conhecimento compartilhado.
--> Leia mais...

sábado, 23 de janeiro de 2010

Laboratório de Café

Testes Comparativos




A sexta-feira foi bem interessante... Fizemos vários testes com duas máquinas de café filtrado, a holandesa Bravilor e a americana Bunn com a Campeã Brasileira de Baristas Yara Castanho, Bruna Batista, Paul Germscheid e Léo Moço...

Abaixo o link de uma matéria interessante da Revista Espresso sobre café coado/filtrado com o mago do café no brasil o Sr. Marco Suplicy.



Foto: Guilherme Gomes
--> Leia mais...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Novidades de Mercado

Parceria Café Toledo e Yogurberry






A rede coreana de Frozen Yogurt, Yogurberry, disponibilizará para seus exigentes clientes os Cafés Toledo em suas lojas.

Elaborado com grãos premiados com controle de qualidade e mantido por classificadores, o Café Toledo enriquecerá ainda mais o cardápio da rede que com tão pouco tempo em terras brasileiras já conquistou o público e não para de crescer.

O cliente poderá escolher entre cinco opções de café para se deliciar - do mais simples ao mais requintado. No menu encontramos o café expresso tradicional, café latte (café com leite), macchiato, (com um leve sabor de chocolate) e para finalizar os sabores frappucino (café, leite, gelo e chantilly) e iced coffee (café com gelo) que são servidos no copo do Smoothie.

O empresário Francisco Lee, representante da Yogurberry no Brasil, acredita que o brasileiro é um povo que adora novidades e, por isso, escolheu os produtos de uma marca tão tradicional quanto a Café Toledo.

Por enquanto, a novidade pode ser conferida na matriz da rede, localizada nos Jardins, em São Paulo/SP. Em breve, será estendida para as outras lojas.

As informações são do portal Gastronomia e Negócios, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
--> Leia mais...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Micro Lote Para Campeonato

Escolher o Blend ou Single para usar em um campeonato é sempre complicado. Para quem mora no Rio de Janeiro ainda mais, temos pouco acesso a Fazendas e produtores e sinceramente, são poucos os que acreditam na sua capacidade como Profissional.



Esse ano a escolha do meu café foi a mais fácil de todos e a primeira vez em que vou ter a oportunidade de testar e provar antes da competição. Ano passado por exemplo fiz vários testes durante o ano com um blend da 49 Parallel Roasters do Canadá e justamente o último pedido para ser usado no campeonato ficou preso no Ministério da Agricultura até o dia da final... Putz!!! Fiquei sem meu café 4 dias antes do campeonato...A sorte foi que meu amigo Paul Germscheid tinha acabado de chegar de um curso de torra na Dinamarca e trouxe seus exemplares torrados na Coffee Collective... O café estava maravilhoso mas eu pouco o conhecia...

Está curioso para saber qual café vou usar??? De que Fazenda, de qual região e que variedade??? Ahhh...como os jurados no campeonato, só nos últimos minutos da apresentação irei revelar...


A única dica...é que não vou ser tão óbvio e usar um Café de Cup Of Excellence...
--> Leia mais...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SP - Trabalho e Diversão

Testando e Praticando na La Marzocco Brasil



Essa semana estarei no melhor lugar para um Barista... Muitos testes e análises...em breve comentários...

--> Leia mais...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Experiência: Provando Cafés do Mundo

Café Do Nepal


Ano passado ao visitar os Estados Unidos, comprei esse pacote de Café do Nepal da The Coffee Bean & Tea Leaf... Mas Café do Nepal??





O resultado não foi tão agradável, me lembrou o sabor do Café de Sumatra Mandheling ... Mas com certeza vai estar sempre presente na minha memória gustativa. Um café com muito corpo, doçura presente, baixa acidez e uma finalização amarga com sabor de Mandheling, bem rústico...


--> Leia mais...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Moinhos de Café

Testando Padrão de Dosagem



Um fator importante para extração de cafés é a capacidade de dosagem e moagem de um bom moinho...A variação de dosagem pode resultar em problemas ou extrações completamente diferentes. Um teste foi realizando com o moinho da marca Anfim em 10 dosagens consecultivas.


--> Leia mais...