sexta-feira, 31 de julho de 2009

Do Pé ao Grão de Café Parte II

Café Natural

Quando você ler em alguma embalagem ou notícia sobre cafés o termo Café Natural, entenda que esse é o termo designado para um tipo de processamento e secagem da fruta(o).

1ª Etapa: Colheita


A colheita apenas de frutos maduros é essencial para a produção de um café especial.

2ª Etapa: Lavagem

As frutas são lavadas rapidamente para retirar impurezas e selecionar apenas as frutas maduras. Frutas verdes e que passaram do ponto de maturação ideal serão retirados nesse processo. Agora as frutas in natura são despejadas em terreiros para secagem.

3ª Etapa: Secagem

Ao chegar no terreiro as frutas estão ocm aproximadamente 70% à 80% de umidade, a secagem é feita até cada fruta atingir 11% ou 12%. Reparem na foto que a fruta já está com aparencia de seca.

É o que chamamos de Café em Coco. O objetivo da secagem é evitar a fermentação da fruta por microorgânismos. Esse método de secagem (Natural) é o mais susceptível a fermentação, pois a fruta seca por inteira in natura. Apenas alguns países utilizam esse método e o Brasil é o maior produtor desse tipo de café.

O Café Natural de qualidade tende a ter alta doçura, corpo e baixa acidez. Estamos em busca de um Micro-Lot de Café Natural....aguardem!!!






0 comentários: