quarta-feira, 8 de julho de 2009

Café Mais Caro do Brasil

Para quem assistiu o filme "The Bucket List (Antes de Partir)" com Jack Nicholson (Edward Cole)
Morgan Freeman (Carter Chambers) deve lembrar de um fato peculiar, a degustação do Café mais caro do mundo.

Esse café chamado de Kopi Luwak é produzido na Indonésia e sofre um raro processo. O Luwak, um Civeta
(Paradoxurus hermaphroditus) animal da família do Gambá, se alimenta do fruto do Cafeeiro (Os grãos do café são obtidos através da colheita dos frutos ou frutas do cafeeiro, denominados de Cereja) , a casca e a polpa do fruto sofre toda digestão pelo trato instestinal do animal, já o grão, é expelido na forma de fezes.
a casca e a polpa do fruto sofre toda digestão pelo trato instestinal do animal, já o grão, é expelido na forma de fezes.varia entre 240 e 1200 doláres por kg, o Kopi Luwak se destaca pela excentridade e por sua raridade, já que são produzidos mais ou menos 300kg por safra deste café.

Vejam fotos dessa curiosidade:

Koppi Luwak e Grãos de Café nas fezes

No Brasil, o produtor Henrique Sloper, da Fazenda Camocim Organics (Pedra Azul - Espírito Santo) começou a ter seu cafezal atacado por uma ave chamada Jacu. "Eram cerca de 50 animais se alimentando dos frutos do meu cafeeiro" - Conta Sloper. No início o Jacu foi considerado uma praga, já que além de se alimentar com os frutos, sua colheita nem sempre seguia os mandamentos da fazenda e o cafeeiro acabava destruido pela fome do Jacu.

"O Jacu é uma ave em extinção e minha fazenda segue a filosofia do Biodinamismo(Rudolf Steiner), ou seja, o convívio em harmonia com a natureza e os animais, se o Jacu quer se alimentar com o café que produzo e isso vai servir para preservar a espécie, porque não manter uma relação ecológicamente correta" diz Sloper.

E assim, foi desenvolvido o Café do Jacu ou Jacu Bird Coffee.

O Processo:

O Jacu come o fruto do café, digere a casca e a polpa e defeca os grãos, como o trato instestinal da ave é mais rápido que o da Civeta, este grão dificilmente fermenta como é o caso do Kopi Luwak. O sabor, acredito que não seja alterado por nenhuma enzima mas o café é um dos melhores que já provei, isso se deve ao fato do animal se alimentar sempre dos frutos mais maduros, ou seja, a seleção da "colheita" do animal é bem mais precisa que a de um humano, a ave sabe por instinto qual é o fruto mais maduro.

A Fazenda Camocim por ser de cultura orgânica é a única a conseguir atrair esse pássaro para se alimentar de seus frutos, o que transforma o café do Jacu em um dos mais caros do Brasil. Na boutique do Café do Moço estamos vendendo 250gr por R$60,00 ou seja, R$240,00 o kg desta preciosidade da natureza.

Faça seu pedido pelo e-mail: boutique@cafedomoco.com.br
Entregamos em todo Brasil, consulte frete.
A Torra é realizada ao seu pedido, bem como o tipo de Moagem, escolha a sua (Grãos, Filtro,Cafeteira Italiana, French PRess ou Espresso)

Vejam fotos:


Jacu e Grãos de Café com suas fezes. Foto: Ensei Neto

Assista vídeo do programa da Ana Maria Braga



4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Putz, que nojo! Tem que ter muita falta de noção para ingerir algo que saiu nas FEZES de um animal.

Daniel disse...

Gostei da filosofia desse Sloper. Ou seja, produzir em harmonia com a natureza. Será que esse café é bom mesmo?

Unknown disse...

Eu tenho um pouco de café do jacu que peguei aqui na roça