quarta-feira, 10 de junho de 2009

Café Artesanal



Não tem pra Jacu e nem pro Luwak, meu café exótico preferido do momento é o selecionado a mão, um a um, Fox Bean!!!

Fox bean? Café da raposa? Blend da Raposeiras? Nada disso...

Fox Bean é a denominação de uma película dourada que fica aderida a parede dos grãos. Essa película possue uma quantidade grande de açúcares e significa que aquele grão pode ter sido colhido no ápice de sua maturação e que sua secagem foi feita de forma correta.



Normalmente, aparecem em grãos de secagem natural mas podem ocorrer em despolpados e cd´s.

Preparei uma torra exclusiva para a Copa Barista com grãos 100% Fox Bean e dependendo do adversário poderei utilizar. Mas, vocês devem estar curiosos para saber as características dessa bebida...Bom, convido a todos para uma pequena degustação no Stand da La Marzocco no último dia da feira!!

No mais, confiram as fotos e fiquem com água na boca. A idéia de elaborar um Blend 100% Fox Bean, não quer dizer que seja a melhor opção, nem que isso garanta melhor bebida, mas com certeza é uma EXPERIÊNCIA fantástica e exótica.

Os grãos são catados e selecionados um a um, o que torna esse café um tanto que especial. Hoje, posso dizer que me sinto um verdadeiro ARTESÃO DO CAFÉ.

2 comentários:

Daniel Viana disse...

eae meu idolo,
vai rolar algum microlote de café Fox Bean.
Se tiver me avise.
Abração

Anônimo disse...

é não há de se negar que esse possa ser um café exótico. Mas após a torra essa película que já está seca, se desprende do grão e não confere "nada" de especial à bebida. esse fenômeno ocorre com as fermentação dos açúcares que se pode vir até a comprometer aos invés de ajudar na bebida que pode apresentar sabor de fermentação. É como vc mesmo disse, se foi colhido do momento exato pode ser que seja melhor, caso contrário...