Receita Copa Barista
Nome: Dolce
Pensei em usar quase todos os sabores básicos que sentimos (doce,ácido,amargo,salgado) em estados físicos diferentes com a idéia de demonstrar que café é doce.
Para isso escolhi como parte sólida o amargor de um bom chocolate. Usei um Blend de Cacau Africano de 3 países (Tânzania, Gana e São Thomé) 80,1% da Loja Cacau Noir. Como o amargor é o sabor que maior temos sensibilidade em reconhecer, essa era a primeira parte da minha bebida. Deguste 5gr desse amargor sensacional.
Com o ácido, brinquei com o Ar de Limão, parte gasosa e ácida do meu drink. O Ar de limão vem dos meus estudos sobre gatronomia molecular. A sensação é incrível.
Para a parte salgada, usei a forma líquida do café espresso e adicionei uma pedrinha de Flor de Sal de Guérande. Esse é o sal mais nobre que existe, é a primeira camada da produção do sal, mais nobre e rica em nutrientes. A idéia não era deixar o café salgado mas sim evidenciar a doçura presente natural do meu espresso.
Era uma bebida de harmonização com teoria e experiência gustativa... Tive algumas boas notas, como 9 de Eliana Relvas mas algumas notas 6 de alguns jurados que disseram não entender a bebida e muito complexa. Enfim... Não vou me render as misturas doces mirabolantes... Eis a receita:
1 Parte (amargo/sólido)
5 gr de chocolate amargo
2 Parte (gasoso/ácido)
250 ml suco de limão cravo
350ml de água
3gr de lecitina de soja
Bater em um Bowl e obter o Ar de Limão
3 Parte (Líquida/Salgado e Doce)
1 Pedra de Flor de Sal
1 Espresso 30 ml
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Criatividade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário