sábado, 20 de junho de 2009

Copa Barista & Fispal

É assim que começo esse post, com o troféu de segundo lugar na segunda Copa Barista. Nós do Café do Moço estamos muito felizes com o resultado e com a presença na feira Fispal.

Em nosso primeiro desafio barista a conquista de um vice-campeonato é muito importante, ainda mais com a presença de grandes empresas do setor, como, Suplicy Cafés, Lucca Cafés, Octávio Cafés, Cafemaq, Il Barista, Santo Grão e outros.


Nossa presença na feira também foi um grande destaque. Estivemos em parceria no Stand de uma das melhores máquinas de café espresso do mundo, a impressionante LA MARZOCCO.

Nosso principal destaque ficou por conta do nosso torrador doméstico de cafés, BEHMOR, o Café do Moço será o representante oficial da marca no Brasil. Em breve vamos falar mais sobre essa máquina fantástica para os amantes do café.O Casal Bruno e Bruna, baristas do Suplicy Cafés, aprovaram o café torrado pelo BEHMOR, ficaram impressionados com o sabor obtido em uma torra com grãos da Faz. Camocim - Micro Lot - Jacu Coffee Bird. "Vendemos café espresso desses grãos em nossa loja mas esse está realmente diferente e muito mais aromático" - comentou o casal.




Os visitantes da feira puderam degutar nossos cafés torrados, extraídos em máquinas da La Marzocco e o resultado agradou à todos.






Passaram por lá os ilustres visitantes Henrique Sloper (Fazenda Camocim), o premiado Barista Otávio Linhares (Lucca Cafés), Zeca (Representante La Marzocco em Floripa), Ruimar (Proprietário Káhlua Café - Belo Horizonte) entre outros.

A exposição de um torrador tão pequeno mas com resultados tão fantásticos motivou vários apreciadores e esperamos em breve poder oferecer ao mercado essa máquina que certamente cria uma experiência incrível para todo apreciador.




Pela Fispal, participei de uma palestra junto com grandes amigos e profissionais Baristas Otávio Linhares e Yara Castanho sobre como se desenvolver na profissão de Barista.

Compartilhar nossas experiências na carreira foi bem interessante e acho que conseguimos mostrar aos ouvintes a importância do profissional Barista nos estabelecimentos comerciais que trabalham





Copa Barista


Pelo segundo ano marquei presença na competição e como fui o vencedor da primeira edição, estava classificado para as oitavas de final. Prêmio? Benefício? Que nada!!! De cara enfrentei o Barista Bruno Ferreira do Suplicy Cafés e membro do Time da Abic de Baristas. O resultado foi bem apertado e venci por alguns pontos por ter terminado a apresentação antes.

Léo Moço
(Café do Moço/RJ) - 159 (11'19'')
Bruno F. (Suplicy Cafés Especiais/SP) - 156 (13'14'')


Seguindo em frente, enfrentei o Barista do Il Barista Rodrigo Pressoto e ficamos espantados com a queda de pontos em relação a primeira apresentação.





Léo Moço (Café do Moço - Rio de Janeiro/RJ) - 140 pontos - 8'37''
Rodrigo Presotto (IL Barista - São Paulo/SP) - 129 pontos - 9'14''

Para a semi-final enfrentei o Barista revelação Alex Pereira também do Il Barista. Alex vai dar muito trabalho aos Baristas é um jovem muito promissor e fiquei feliz por esse destaque, já que como pessoa e profissional, Alex mostrou que é uma pessoa especial. Foi minha melhor apresentação.




Léo Moço (Café do Moço - Rio de Janeiro/RJ) - 171 pontos - 8'43''

Alex Pereira (IL Barista - São Paulo/SP) - 136 pontos - 12'04''


Para a final, disputei com o Barista Éder Ferreira, que com notas bem melhores em espresso e cappuccino e notas iguais na bebida, mereceu o resultado. Agora, vamos torcer pelo Éder no Mundial de Latte Art, analisando pela Copa em que teve seus capuccinos super avaliados com nota 10, será que vai ser campeão mundial também? É o que veremos em breve.



Léo Moço (Café do Moço - Rio de Janeiro/RJ) - 165 pontos - 8'07''

Eder Ferreira ( São Paulo/SP) - 177 pontos - 9'40''


Meu Cardápio:

Blend Copa Barista

Oitavas e Quartas de final

- 70% Fazenda Camocim
-30% Etiópia

Semi e Final

- 80% Fazenda Camocim
- 20% Cup Of Excellence Brazil

Leite Usado

- Pasteurizado tipo B Orgânico - Nata da Serra






Bebida de Assinatura

Dolce

- Blend de Cacau Africano 80% (Tânzania,Gana e São Thomé)
- Ar de Limão (Gastronomia Molecular)
- Espresso com Flor de Sal





2 comentários:

Cris Moço disse...

Parabenssssss!!!!

Rodrigo Gava disse...

Léo, meus parabéns pelo resultado. Sou o cara que está na foto do stand LaMarzocco, no canto direito inferior, próximo ao Paul. Acesse meu blog: http://mesacafe.blogspot.com

Abraço.