terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nova Técnica de Extração

Moço's Move




Inspirado na técnica de distribuição Stockfleth's Move e pelo constante estudo de como mudar o sabor de um espresso, esse fim de ano foi bem legal, resolvi testar a extração de um café sem usar a compactação de um Tamper.

Sim, é isso mesmo que você está lendo, extrair café sem compactar com o Tamper. Depois de algum tempo estudando sobre a relação Dosagem X Moagem X Compactação conclui que a força de compactação depende da quantidade de café usada e a granulometria do pó, ou seja, a teoria de que toda compactação deve ser de 15,20 ou mais quilos é questionável.

Uma outra conclusão é que o sabor tende a mudar com o grau de compactação... Com isso para estabelecer qual força usar, nada melhor do que PROVAR. Assim sendo, resolvi testar cafés sem a compactação de um tamper, ou seja, apenas usando a DOSAGEM E MOAGEM com a pressão da cabeça do grupo e a força da pressão da máquina.

BH BARISTA JAM

Como estou em BH, convidei Dani Capuano (Bi-Campeã Mineira de Baristas) e os Barista do Kahlúa Cafés para uma sessão de extrações e provas de cafés compactados e não compactados. Posso dizer que eles pouco acreditavam que um espresso poderia ser bem extraído sem compactar, essa foi a primeira surpresa e a segunda foi como a bebida melhorou com a não compactação.

Utilizamos grãos do Ateliê do Café que Dani comprou no site http://www.ateliedocafe.com.br Blend São João. A teoria dos 20kg foi quebrada e o resultado surpreendeu. Nesse blend a acidez aumentou e ficou viva, o corpo diminuiu mas o que causou surpresa foi a ausência de amargor e uma finalização adocicada e muito agradável.

Ao analisar o puck, o resultado também surpreendeu, a aparência foi de uma compactação perfeita. Em breve postaremos vídeos demonstrando toda a técnica e vale a pena registrar, a máquina em que testamos foi uma La Marzocco Fb80.

Curiosos?? Regulem seus moinhos e TESTEM!!!

1 comentários:

Capuano Café disse...

Experimentei e aprovei!!! Confesso que fiquei bem curiosa e receosa dessa nova técnica do Léo, mas para minha surpresa o café ficou realmente muito bom e muito vivo, fresh...
Como alguém já disse e eu concordo "regras sãp feitas para serem quebradas", e quebrá-las com estudo e experiências inovadores e livres de PRÉ-CONCEITO é o melhor jeito. Não acredito que essa deva ser uma "nova regra"para fazer espressos, mas uma nova maneira de prová-los e testá-los. Parabéns Léo, você conseguiu me surpreender!!! Somente com estes testes que vamos conseguir descobrir todas as possibilidades que um bom café pode nos oferecer!