Em um Universo masculino, essa jovem se destaca com seu trabalho brilhante tanto no Brasil quanto na Ásia. Márcia hoje é uma referência no meio e pra mim, uma fonte inspiradora. Uma grande amiga, que faz parte de toda minha carreira e que sempre esteve ao meu lado.
Muito do que sou hoje, devo a essa grande profissional, como Barista e como pessoa.
Um tempo atrás, ao analisar um pacote de Jacu, uma amiga, provadora de cafés (pra mim, a melhor do mundo) me apresentou os grãos Fox Beans e agora... ela nos explica um pouco desse grão direto do Japão!
Eu: Márcia, quero montar um Blend 100% Fox Bean. O que você acha? Tem mercado? É mais caro?
Márcia: Lá vem o Carioca com suas maluquices.
O Léo sempre me pega com umas perguntas difícies.. :) Dessa vez me perguntou sobre os grãos chamados Fox Beans e o que achava sobre um blend 100% desses grãos..
Os grãos classificados como Fox Beans são chamados assim pela cor caramelo. Porque isso acontece?
Durante o processo de secagem do café no terreiro, seja ele pelo processo natural ou descascado, a muscilagem que contem açúcares naturais se carameliza junto com o silver skin.
Ou seja, a aparência caramelo é do açúcar da muscilagem do café. Nem preciso falar o quanto esse cafe é doce!!
O mais interessante é que com o acúmulo desses açúcares no parte externa do grão, isso garante uma doçura extra no cafe. Claro que um ponto importante para o resultado final é a torra.
Mas porque ainda ninguém inventou ou utilizou-se disso para montar um produto (café) comercial? :)
Porque o processo de seleção desse café é manual. Leva-se algumas horas para juntar esses grãos.
Mas comprador tem, inclusive tem comprador para um container desse grão aqui na Ásia!! Alguém se habilita em separar 270 sc de 60 kg? ( Demorei 3 dias para separar 1kg)
Márcia Yoko Shimosaka é:
Degustadora da empresa
AMSH consultoria agrícola. Em 2007 foi responsável pelo setor de qualidade da empresa japonesa importadora de cafés especiais ATAKA Trading Co.
Participou como jurada de campeonatos nacionais e internaionais de qualidade em café e juíza em concurso de Barista no Brasil e no Japão.
Ministrou palestras no Japão e Coréia do Sul sobre cafés brasileiros.
Atual vice campeã brasileira do provadores de cafés.
Hoje trabalha como consultora de qualidade no Japão, Taiwan e Coréia do Sul. (E para Café do Moço :) )