sábado, 30 de maio de 2009

Tecnologia e Café

Durante os dias 15 a 19 de abril tive a oportunidade de participar SCAA 2009 na belíssima cidade de Atlanta. Estive lá como voluntária no Brew Bar do WBC e contarei um pouco dessa experiência.

Quando me inscrevi como voluntária não imaginava que iria ser selecionada para trabalhar no Brew Bar do WBC, um dos bares mais visitados e disputados. Tanto sucesso pode ser explicado pela presença de ilustres campeões mundiais como James Hoffmann, mas também pela atração especial: o protótipo Über Boiler, considerado uma das grandes novidades da feira.

Para quem nunca ouviu falar Über Boiler é um sistema de caldeira que entrega a água na temperatura e quantidade exatas para fazer café ou chá. Com um design super inovador o Über Boiler impressiona logo de início e chamou muita a atenção dos visitantes da feira. A base é uma chapa de aço inox polida onde no meio fica uma balança embutida. A saída da água é uma espécie de torneira que fica por cima desta chapa. De cada lado da balança estão os controles de temperatura e quantidade de água. Para iniciar o processo é necessário apertar o botão (boost) para que a água alcance a temperatura desejada e depois outro botão (pour) que libera a quantidade de água exata de acordo com a quantidade de pó e tamanho do recipiente que será utilizado. No caso os métodos demonstrados no Über Boiler eram French Press e Chemex.

No meu primeiro dia trabalhei com James Hoffmann que esteve lá matando a curiosidade dos presentes, tirando todas as dúvidas. James foi um dos idealizadores do projeto do Über Boiler junto com a Marco Beverage System, uma empresa irlandesa. Neste dia aproveitamos para fazer diversos testes de temperaturas utilizando o método French Press. Posso dizer que tomei mais café que qualquer outro dia em minha vida, mas valeu à pena. No segundo dia, já sem James, a Chemex foi a minha escolhida, aliás, minha nova paixão que comentarei em outro post. Sozinha com o Über e a Chemex e o balcão cheio...

O que posso dizer é que tive uma excelente experiência em Atlanta com muito aprendizado. Acredito que mesmo ainda estando um pouco distante da realidade das cafeterias brasileiras é válido saber que já existe um equipamento tão sofisticado que permite essa precisão tão desejada na busca pela xícara perfeita.

0 comentários: