quarta-feira, 13 de maio de 2009

Café Americano Parte I

Café nos Estados Unidos é água suja, aguado e fraco!!!! Desde que comecei a trabalhar com cafés, essa é uma afirmação que domina a mente de "chiques apreciadores" de uma Seven Eleven, Starbucks ou quem sabe Mc Coffee...
Conto agora um pouco do que vi, bebi, senti e aprendi com esses gênios do entretenimento cafeeiro...barista ou o que seja!!



Intelligentsia Coffee

Se você por um acaso estiver de visita ou mora em LA,não deixe de visitar as lojas em Venice (1331 Abbot Kinney Blvd) ou em Silver Lake (3922 W Sunset Blvd).

Minha experiência foi em Silver Lake. Meu pedido...Um Cappuccino, um muffin de blueberry e 16oz Anjilanaka, Organic Bolivia extraído na Clover.

A loja é bem legal, simples, mesinhas do lado de fora, balcão enorme para os Baristas e suas máquinas e moinhos e é lógico de cara a caixa registradora. Padrão Americano mas muito inteligente. O serviço em mesa praticamente não existe em cafeterias americanas, pelo menos, não o vi em nenhuma. Você faz seu pedido no caixa e depois retira no balcão, no máximo, recebe uma bandeira com um número e alguém entrega seu pedido na mesa.

Sinceramente acho essa solução fantástica para Cafeterias, pois, você reduz custo com funcionários atendentes e também o fluxo do sistema. O que quero dizer com fluxo do sistema? Bom, no Brasil você senta na mesinha e tem que esperar uns minutos até o cardápio, depois mais alguns minutos para poder fazer o pedido, outros tantos para receber seu pedido (as vezes frio?), mãos ao alto e mais uns minutos esperando para pedir a conta, insatisfeito já com a demora para conta chegar e mais uns minutos, outros mais esperando o troco ou quem sabe a máquininha do cartão ou pior ainda, tem que levantar para digitar a senha... Ufa... Pouco eficiente, não? Acho que o Brasileiro tem que começar a entender que Cafeteria é diferente de um Restaurante Francês.

Detalhe no uniforme do Barista ...

Máquina Profissional de 3 grupos SYNESSO


Vários acessórios, cafeteiras e bem como seus cafés espeicias estãoa venda e lógico que comprei algumas coisinhas. Do Brasil? Yesss...temos um café Brasileiro direto de Carmo de Minas (Água Preta) mas confesso que eles não são tão empolgados com os nossos cafés... Esse detalhe vai render um post já já... No mais, acompanhei o treinamento de vaporização de leite e Latte Art de um recém Barista promovido... mas isso...conto um outro dia... :)

1 comentários:

Daniel Viana disse...

O ato de tomar um café no Brasil, ou é muito desvalorizado, ou chega a ser burocrático.
A maioria das pessoas que tomam café durante o dia, preparam o café uma única vez sem se preocupar com a qualidade, e passam o dia "recarregando" sua xícara (ou até mesmo um copo americano) com o mesmo café.
Já as pessoas que querem tomar um café de qualidade criam um hábito como o que você relatou em seu post, o que acaba sendo um certo atraso, pois "elitiza" um hábito que deveria ser comum, mas sem deixar de ser prazeroso.