quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cafuné

Extrações Slow Coffee: Syphon



Ao pensar em uma cafeteria parece óbvio que a grande especialidade da loja seja, CAFÉ!!!

Essa é justamente a idéia do Cafuné... mas... E qual o diferencial da loja? Bem, muitas cafeterias ficam preocupadas em desenvolver cardápios longos, com mais de 10 bebidas, geladas, alcoólicas, aromatizadas, drinks de campeonatos e etc... A nossa idéia foi montar um cardápio básico, com as principais bebidas de uma cafeteria, justamente as que mais são pedidas e procuramos investir os nossos esforços em oferecer uma gama de variedades de EXTRAÇÕES de cafés, ou seja, a bebida café extraída em cafeteiras diversas, assim, somos Especializados em Extrações de Cafés e não em misturar ingredientes com café.

O Projeto Slow Coffee Barista vem justamente para batizar o nosso ideal... Extrair cafés artesanalmente, individualmente para cada apreciador, com técnica e tempo apropriado de preparo. Um dos métodos escolhidos foi o Syphon, tenho certeza que você já viu essa cafeteira em algum lugar...

Syphon ou Vacuum Coffee Maker

Ano passado na feira da SCAA em Atlanta -USA, brinquei bastante com este método de extração, degustei inúmeros cafés e fiquei apaixonado por este método. Já fiz cafés maravilhosos com essa cafeteira, que promove uma bebida muito aromática e saborosa, limpa, rica em características agradáveis e com um aftertaste(finalização) incrível.

O Método


A) Utiliza-se uma fonte de calor para aquecer a água que inicialmente estará lozalizada no balão inferior da cafeteira

B) Com o aumento de temperatura e a criação de vapor a água começa ser "pressionada" e passa para o balão superior.

C) A pressão do vapor empurra a água para a parte superior por causa da densidade das moléculas.

D) Então a água se mistura com a quantidade presente de café. O café é extraído ao se retirar o aquecimento do globo inferior, onde possue um vácuo que extrai o café a partir de um filtro localizado na parte superior do balão.

Já vi alguns vídeos de técnicas japonesas e americanas e decidimos utilizar o mesmo método da Intelligentsia Coffee... Nesse método o pó é misturado apenas qndo a água está toda no balão superior, assim é possível controlar a temperatura de extração.

São feitas 2 rotinas de mistura do pó com á agua, a primeira logo após colocar o pó na água e a segunda ao retirar a chama do balão inferior, o contato do café com a água é de cerca de 60 segundos.

1 comentários:

Fernando Santana disse...

Muito bacana esse método de extração , não o conhecia ... mais qual a moagem ? seria igual usada para cafeteira italiana ??
sucesso !!!