quinta-feira, 22 de abril de 2010

Car- Puccino

O Carro movido a Café 

Carro movido a grãos de café anda 5 km com o equivalente a 56 'espressos'

Projeto vai participar de feira de ciências em Manchester, na Inglaterra.
Para percorrer trajeto de 337 km, veículo vai usar 70 quilos do grão.
Do G1, em São Paulo


Nesta quarta-feira (10), um carro que utiliza café como combustível foi apresentado no Reino Unido. Batizado de Car-puccino, o modelo Volkswagen Scirocco, de 1988, foi escolhido como base do projeto devido sua semelhança com o veículo usado no filme "De Volta para o Futuro", um DMC-12, da De Lorean Motor Company.

Foto: Reprodução/Mail on line

Veículo percorrerá 337 quilômetros de Manchester a London, na Inglaterra (Foto: Reprodução/Mail on line)


O Car-puccino foi desenvolvido pelo grupo de cientistas do programa "Bang Goes The Theory", da BBC, e percorrerá 337 quilômetros entre Manchester e Londres abastecido apenas com grãos de café. Depois, o carro ficará em exposição numa feira de ciências em Manchester.

Os cientistas calculam que para percorrer cinco quilômetros o carro precise de um quilo de café, o equivalente a 56 xícaras de espresso. Logo, para percorrer o trajeto, serão usados 70 quilos de café, ou 11.760 xícaras de café curto.

Apesar da velocidade máxima do carro chegar a 60 km/h, durante a viagem entre  Manchester e Londres, o veículo não alcançará sua total potência.

Como funciona
Os grãos de café são colocados em um cilindro e aquecidos a carvão até produzirem hidrogênio e monóxido de carbono.

Esse gás alimenta o radiador por meio de tubos, refrigerando o motor.

O gás então passa por dois filtros colocados no porta-malas. Um dos filtros libera qualquer resíduo sólido. O outro impede que o equipamento superaqueça.

Já limpo, o gás é levado até a parte frontal do veículo, onde percorre o motor por meio de explosão e possibilita que o carro se mova.

Fonte: G1 globo.com

0 comentários: