MANIFESTO ESPRESSO
Um dos maiores desafios para quem trabalha com Barista e grãos especiais é o próprio espresso. Nos meus anos de experiência trabalhando diretamente no balcão o comentário é sempre o mesmo.
" Nossa!!! Que café forte!!!" e "O café está frio"
Primeiro vamos analisar o histórico de consumo do brasileiro...
Se as máquinas de espresso começaram a ganhar consumidores no início do século XX, no Brasil acredito que esse tipo de extração tenha no máximo seus 20 anos... Com um mercado relativamente novo, torna-se óbvio uma pequena rejeição a esse tipo de café, justamente pelo hábito de consumo do café coado.
O serviço de cafés no Brasil era simples, o café era coado em máquinas que deixavam o café super aquecido, bem diluído e com grãos com a torra bem escura.
O resultado, café e açúcar eram tão populares quanto o feijão com arroz. O café era bem quente e o serviço bem rápido, gerações e gerações foram acostumados a essa cultura.
Com esse cenário cultural a inserção do café espresso no mercado deve ter sido bem complicada. A grosso modo, fazendo uma análise, o serviço era mais demorado, o café mais forte e a bebida com a temperatura mais amena... Talvez o Espresso Carioca tenha sido criado nessa fase.
O que o mercado fez e faz até hoje para tentar agradar o consumidor despreparado para esse novo tipo de consumo da bebida café??
Espresso é Forte?
Brasileiros e Brasileiras (como diria o nem tão saudoso assim Ex-Presidente Sarney), café espresso é mais concentrado (tem mais sabor), porque é menos diluído e seu processo retira em maior intesidade o "extrato do grão".
A máquina, o método e a idéia é justamente essa...extrair apenas o extrato daqueles tantos gramas... É esse o grande objetivo do café espresso, mostrar todo potencial de um grão. Fazendo uma pequena comparação, o Café Coado seria uma Laranjada e o Café Espresso seria o Suco de Laranja integral.
Alguém já ouviu um cliente reclamando que o suco de laranja estava muito forte???
Bem, além da criação do espresso carioca, um espresso mais diluído outras atitudes foram tomadas pelos empresário que refletem até hoje no hábito do consumo do café espresso.
- A moagem é ligeiramente mais grossa, assim a água passa mais rápido pelo pó e extrai menos "extrato".
- A dosagem, quantidade de pó utilizado é menor do que a ideal, assim a água também passa mais rápido extraíndo ainda menos "extrato"
- A temperatura das máquinas estão sempre próximas a 100º C.
Essas medidas deixaram o espresso um pouco mais popular e dificulta até hoje a quem trabalha da forma correta.
O MANIFESTO ESPRESSO tem o objetivo de promover o verdadeiro ESPRESSO. Com o Projeto Slow Coffee Barista, o Cafuné quer resgatar o verdadeiro sabor desta extração. Nosso Espresso é ideal para o apreciador desta bebida, não usavamos nenhuma "técnica" para deixar o café mais fraco e sim todas as técnicas para promover o real sabor daquele grão.
Seu Espresso é Fraco?
Cuidado!!! Provavelmente vocês está pagando por um produto mal feito e o pior, talvez com a quantidade de pó (que justifica o preço cobrado) bem abaixo do normal.
Você não gosta de Café Forte?
Bem, Por Favor!!! Peça um Coado!!! Você não gosta de Espresso ou então, aprenda a apreciar, acostume seu paladar.
0 comentários:
Postar um comentário