quarta-feira, 17 de março de 2010

Café do Moço

Na Revista Espresso



Texto: Hanny Guimarães
Foto: Revista Espresso

Acompanhe parte da matéria de Hanny Guimarães... Para ler na íntegra acesse o link - > Revista Espresso

 

 

 




PEABERRY E FOX BEAN
O carioca Léo Moço, barista e consultor de cafés, comercializa em um sua butique on-line microlotes de grãos como o peaberry (moquinha) e o fox bean. Poucas propriedades investem na separação desses grãos, que já provaram seu valor na xícara, mas têm pouco lugar de destaque no mercado. Conheça o trabalho do barista que promove a valorização dessas espécies.

Revista Espresso: Por que comercializar esses grãos separadamente em microlote?
Léo Moço: No Brasil eu só conhecia a venda do peaberry pelo Ateliê do Café, que tem um blend exclusivo desse fruto. Me parece que há uma desvalorização desse tipo no mercado. O produtor o comercializa, mas sem fazer a separação. Estudando a venda de cafés nos Estados Unidos, descobri que lá ele era muito valorizado. Como o peaberry tem uma anomalia do grão que acontece em 2% a 5% da produção, e segundo o produtor Luiz Norberto Pascoal é conhecido como o caviar do café, resolvi oferecê-lo justamente por reconhecer essa raridade.

Como foram suas descobertas com o peaberry?
Eu testei e pude ver como é um café muito bom. A torra fica mais uniforme, devido ao formato arredondado do grão.

É complicado para o produtor separar um lote só de peaberry?
Não. No beneficiamento, normalmente, eles separam por peneiras chatas e mocas. Então não é algo que dê mais trabalho.

E no caso do fox bean, é impossível fazer um lote só desse grão?
É possível sim. Calibra-se a máquina para separar os grãos por cores, mas é preciso investir em tecnologia para fazer esse processo. Vai dar um pouco mais de trabalho para separar, mas se o produtor tem a máquina e o cliente, vale a pena. Tem comprador na Ásia que leva contêiner fechado só de fox bean. Para muitos ainda não é viável, porque o mercado ainda é muito pequeno, mas acredito na aposta de um produto diferenciado.

Qual a principal característica do fox bean?
Ele é coberto por uma camada de açúcar, porque a mucilagem se apegou ao grão. O grão fica com uma casca marrom-avermelhada. É um café bem doce e muito encorpado.

E o café boia descascado também está nos planos da sua butique?
O boia é meu objeto de estudo esse ano. Vou comercializá-lo em garrafas de vinho como embalagem. Para mim, é como se fosse um vinho "late harvest". Então, a minha ideia é divulgar a cultura do café muito próxima à do vinho. Nesse caso, o boia é um café com colheita tardia.

0 comentários: