quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CBB 2010

Cup Tasters 2010

Atenção Baristas e Coffeegeeks, que tal participar de uma seletiva nacional para conquistar uma vaga no Cup Tasters 2010 em SP???  É uma ótima oportunidade para testar sua habilidade em prova de cafés... Uma iniciativa fantástica da ACBB e do Presidente Edgard Bressani em promover essa oportunidade aos Baristas e apaixonados por café...  EU VOU!!! E você, vai perder essa?



cup tasters logo
ACBB abre vagas para baristas e apaixonados no “CUP TASTERS COMPETITION” CAMPEONATO DE PROVA DE CAFÉ





Apoio e patrocínio:
RA_SL_1C_GRN_POS copy
cid:image011.jpg@01CA9D47.C8B4C750  





ACBB terá pré-seleção, no dia 8/3, para baristas e apaixonados em café que tenham interesse em participar do Cup Tasters Competition (Campeonato de Provadores). São 14 vagas e os 4 melhores competidores passarão para a segunda fase, a Etapa Nacional (dia 9/3), e competirão com provadores/classificadores de café, disputando o título brasileiro, que dá o direito de representar o País no mundial que acontecerá em Londres, de 23 a 25 de junho. “Desde a primeira edição do concurso, havia interesse de pessoas que não são provadores no dia-a-dia”, diz Edgard Bressani, presidente da ACBB. “Este campeonato vem sendo usado no Brasil para mostrar o importante trabalho dos provadores/classificadores. Com esta nova pré-seleção, damos oportunidade de participação a todos aqueles que gostam de provar café, mantendo as vagas dos provadores”, completa Bressani.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de fevereiro. Os valores são os mesmos das inscrições para provadores.
Valor: R$ 250,00 para Associados ACBB – inscrições a partir 11/2 dia até o dia 25/02
          R$ 350,00 para Não-associados – inscrições a partir do dia 11/2 até 25/02

Já os profissionais de prova interessados em disputar o Cup Taster e que façam parte da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), promotora dos eventos, têm apenas até a próxima quarta-feira, dia 17, para fazer suas inscrições. Após essa data, havendo vaga, será aberta inscrição para não-associados no período de 18 a 25 de fevereiro.

Informações adicionais, taxas, fichas de inscrição e regulamentos estão no site www.acbb.com.br.

A competição: saiba mais

2º CUP TASTERS CHAMPIONSHIP Esta é uma competição de avaliação sensorial do café, disputada por 18 competidores: 14 profissionais de prova e 4 participantes (baristas ou apaixonados por café). O certame consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificá-la. A prova será organizada pela empresa BUNN e pela certificadora internacional Rainforest Alliance (Imaflora) que fornecerá os cafés de seu Annual Cupping, que são os melhores lotes brasileiros provenientes de fazendas certificadas.

SERVIÇO
. Campeonatos de Barista, Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Taster
. Local: Mercado Municipal de São Paulo – R. da Cantareira, 306 – S.Paulo – SP
. Data: de 8 a 11 de março de 2010


A Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. É o national body do WBC - World Barista Championship e a responsável pela realização do Campeonato Brasileiro de Barista. A entidade também certifica baristas e juízes.

Contatos: www.acbb.com.br; diretoria@acbb.com.br; Cleia Junqueira – (11) 9382-7658, Gelma Franco – (11) 9969-4504 ou Edgard Bressani – (35) 9974-2297 ou (35) 3299-2702.

1 comentários:

Fabio Ferreira disse...

Bom Léo, aqui na Europa você não precisa necessiaramente ser um provador profissional para entrar na competição, no ano passado já havia mostrado minha insatifação com a regra brasileira para algumas pessoas, parece que melhorou, mas ainda acho a seletiva uma bobagem.

Em 2007, quando houve o primeiro Cup Tatster, ninguém se inscreveu (profissionais), com o motivo de preservação de seus cargos em fazendas e cooperativas, a desculpa era que se não ganhaseem poderiam ficar em má situação com seus 'patrões', falo isso por que alguns deles comentaram isso comigo.

Acho o Cup Taster fascinante, aonde qualquer profissional da área de café deveria participar, uma experiência incrível e que requer uma estratégia do participante antes do ínicio da competição. Espero que você consiga uma vaga nas finais, aumentado a possibilidade de competir em Londres.

Abraços!