quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

9º Campeonato Brasileiro de Baristas

O Maior Evento Barista Brasileiro

Os melhores Baristas do Brasil, os melhores cafés, os melhores cappuccinos e os melhores drinks de assinatura, você vai perder essa??? Não importa se é competidor ou não, participe deste movimento e junte-se aos grandes profissionais da área... Todo ano, os Baristas e apreciadores de cafés especiais se encontram para debater, passar conhecimento e assistir aos grandes eventos.

Esse ano serão 4 campeonatos distintos, o de Barista, o de Latte Art, o de Coffee in Good Spirits e o Cup Tasters...

Vale lembrar que esse ano especialmente ocorrerá uma seletiva com Baristas de Estados que não promoveram a sua regional, exemplo,  Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Esse ano é a minha quinta participação e posso dizer que continuaria pelo resto da minha vida, é um momento único, 15 minutos em que cada profissional pode mostrar um pouquinho de sua experiência e mais do que isso, é o momento de ser ouvido, o próprio café escolhido e a nossa forma de trabalhar...

Isso é ser Barista!!!! Monte seu Blend, Regule seu Moinho e promova o consumo de cafés especiais e o profissional Barista.

Abaixo toda a programação do evento:


acbb

9º Campeonato Brasileiro de Barista será
em março, no Mercado Municipal de S.Paulo


A principal competição de baristas do País será realizada de 8 a 11 de março no Mercado Municipal de São Paulo. O 9º Campeonato Brasileiro de Barista será disputado pos profissionais classificados nas cinco regionais realizadas durante 2009, além dos seis finalistas do 8º CBB, e mais 4 competidores que serão classificados em uma seletiva que acontecerá no dia 8 de março para baristas de estados que não tiveram regionais. O vencedor representará o Brasil no campeonato mundial (World Barista Championship), que acontecerá de 23 a 25 de junho, em Londres, na Inglaterra.

A máquina oficial das provas, vencedora da licitação, será uma La Cimbali M29 Basic (Blend Express). A La Cimbali vem investindo nos campeonatos e é parceira como máquina oficial do Campeonato Brasileiro de Barista desde 2002. A prova consiste em o barista preparar, em exatos 15 minutos, quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura à base de café, sem álcool. Os quatro juízes sensoriais avaliarão a crema dos espressos, o sabor das bebidas, a criatividade do drinque de assinatura, a aparência e outros requisitos. Já os juízes técnicos avaliarão a organização da estação, o tempo de extração do espresso e as habilidades técnicas do barista em geral. Edgard Bressani, presidente da ACBB, acredita que nesta edição a competição estará ainda mais acirrada do que a de 2009. “Os baristas estão muito preparados. A disputa será um show e decidida no detalhe.”

No espaço dos campeonatos no Mercado Municipal de São Paulo, empresários do setor de máquinas, moinhos e produtos do mercado cafeeiro participarão expondo suas marcas aos competidores e espectadores. “O evento reúne todas as partes envolvidas na cadeia produtiva do café, principalmente os baristas, que são o elo com o cliente. Eles têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho, expor novas técnicas e trocar experiências com os colegas”, afirma Cleia Junqueira, da ACBB. O campeonato Brasileiro de Barista conta também com apoio e patrocínio da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, da Da Vinci e da Universidade Cruzeiro do Sul.

Paralelamente ao campeonato, serão também promovidas provas voltadas ao latte art, ao preparo de bebidas alcoólicas à base de café e à avaliação sensorial da bebida. Estas provas serão realizadas pela segunda vez no País como etapas classificatórias para as competições internacionais da Specialty Coffee Association of Europe (SCAE). As fichas de inscrição para estas provas estão no site www.acbb.com.br e deverão ser enviadas para o e-mail diretoria@acbb.com.br.

LATTE ART CHAMPIONSHIP - Prova para os especialistas em latte art. Doze baristas disputarão pela melhor performance e criatividade. Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, dois cappuccinos com latte art idênticos, usando apenas leite e café, a máquina de espresso e leiteiras como suas únicas ferramentas; dois macchiatos, da mesma maneira que os cappuccinos; e duas bebidas de criação à base de leite e café, usando qualquer ferramenta ou ingredientes de decoração para a superfície da bebida. O desenho do latte deverá ser anunciado com antecedência (o barista deverá entregar uma foto aos juízes antes da prova). A inscrição é aberta a qualquer barista, mesmo que já esteja competindo em outro certame. Inscrição até 19/2. Fichas se encontram no site.

COFFEE IN GOOD SPIRITS - O preparo de bebidas alcoólicas à base de café é o mote desta competição. Baristas tornam-se barmen e vice-versa. Dos doze competidores, vencerá o que preparar os melhores drinques! Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, dois Irish Coffees, feitos de uísque, açúcar, café e creme; e duas bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres. A inscrição é aberta a qualquer barista, mesmo que já esteja competindo em outro certame. Inscrição até 19/2. Fichas se encontram no site.

CUP TASTERS CHAMPIONSHIP – Esta é uma prova de avaliação sensorial do café. Os 14 provadores afiados disputarão o primeiro lugar em um único dia de prova. A competição consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificá-la. A prova será organizada pela empresa BUNN e pela certificadora internacional Rainforest Alliance (Imaflora) que fornecerá para as provas os cafés de seu Annual Cupping, melhores lotes brasileiros provenientes de fazendas certificadas. De cada dupla competidora, quem acertar o maior número de cafés, ganha. Se houver empate, vencerá o competidor que tiver completado a prova em menos tempo. Inscrição até 17/2 apenas para associados ACBB. De 18 a 25/2, havendo vagas, será aberta inscrição para não-associados. Fichas se encontram no site.

CERTIFICAÇÃO DE BARISTAS
A quarta turma de baristas será certificada pela ACBB durante o evento. A taxa é de R$ 80,00 para os associados da ACBB e de R$ 120,00 para os não-associados. O pagamento será feito através de boleto bancário emitido pela ACBB. Esse boleto, quitado, deverá ser apresentado no dia da prova. Inscrições devem ser encaminhadas para diretoria@acbb.com.br

CERTIFICAÇÃO DE JUÍZES
A certificação para juízes do campeonato acontecerá nos dias 6 e 7 de março. Os membros do júri passarão por avaliações sensoriais e práticas dentro de uma nova metodologia de formação, aplicada pelo representante do WBC, José Cleofas.


SERVIÇO
. 9º Campeonato Brasileiro de Barista
. Local: Mercado Municipal de São Paulo – Rua da Cantareira, 306 – Sé - São Paulo – SP
. Data: de 8 a 11 de março de 2010


SOBRE A ASSOCIAÇÃO
A Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. É o national body do WBC - World Barista Championship e a responsável pela realização do Campeonato Brasileiro de Barista. A entidade também certifica baristas e juízes. Contatos: www.acbb.com.br; diretoria@acbb.com.br; Cleia Junqueira – (11) 9382-7658, Gelma Franco – (11) 9969-4504 ou Edgard Bressani – (35) 9974-2297 ou (35) 3299-2702.

Para comercialização de espaço, estande e patrocínio, entrar em contato com Thalita Garcia (11) 9876-2424, pelo e-mail thalita@qea.com.br, ou Ferreira (11) 7818-7070, copiando sempre diretoria@acbb.com.br.


Apoio: Tempo de Comunicação – 26/01/2010
Jorn. Resp.: Marília Moreira (MTb 11.381) – Contato: Eduardo Buitron
Fone/fax: (11) 3868-4037 – tempocom@uol.com.br

0 comentários: