quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rumo a Londres 2010...

Treinamento - Cappuccino

O Campeonato Brasileiro de Baristas chega a sua 9ª Edição e como já estou classificado (Por ser um dos finalistas do ano anterior), tirei esse ano para TREINAR. 



Sim, treinar, algo inédito em minha rotina de campeonatos. Com a próxima participação chego a marca do 5º campeonato seguido e esse ano consegui algo fantástico...A oportunidade de ter local, maquinário e café para treinar. 


Minha preparação tem sido por partes...  


1) Definir a Filosofia da Apresentação


Talvez a parte mais importante... Como sempre fiz, em todos os campeonatos que participei, em 15 minutos tento resumir o que de melhor aprendi durante o ano... Ano passado por exemplo, provei cafés de diferentes origens e isso me estimulou a desenvolver um café com grãos do Brasil, Etiópia e Guatemala...
Para esse ano...Aguardem o Campeonato... ;)


2) Single ou Blend?


Definir o café do campeonato é sempre complicado... Confesso que hoje vejo que errei nos anos anteriores, já que praticamente montei meu café 2 ou 4 semanas antes do campeonato... Esse ano estou decidido a fazer diferente... Com o final da colheita, já tenho provado alguns cafés, que de acordo com a filosofia que defini, praticamente já tenho em mente o café para a competição...

Uma amiga me perguntou... Não vai esperar o Cup Of Excellence Brazil deste ano? - Respondi... Sinceramente...qual é a graça de usar um café que já é consagrado? Qual é o desafio para o Barista? 

 Por enquanto fico por aqui... com um pouquinho do meu treinamento de hoje... 













0 comentários: