sábado, 28 de novembro de 2009

Perigo aos Baristas

Regulamentação do Profissional Barista

Olá Baristas, essa semana recebi como vários outros Baristas receberam um e-mail sobre o projeto de Lei da Regulamentação da Profissão Barista. Postei que meu maior medo era o Barista ser reconhecido por um Selo de Pureza.


Lógico que um sarcasmo puro com a nossa ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Cafés)... E não demorou muito para que meu medo virasse realidade. Hoje, recebo e-mail da ACBB com o seguinte forward:




LOGO CCQ NOVA.jpg


Prezados membros do CCQ

Encaminho, em anexo e abaixo, correspondência recebida do Gabinete do Senador Gerson Camata, contendo o texto do Projeto de Lei para a regulamentação da profissão de barista.

Com a expansão do mercado de cafés de qualidade, fora-do-lar, cafeterias, a pretendida regulamentação pode provocar impactos na operação destes estabelecimentos.

Assim, peço a gentileza de apreciarem o texto, que se encontra com o Senador Renato Casagrande, para relatoria, encaminhando a ABIC toda e qualquer sugestão/critica ou ressalvas que o projeto possa merecer , de modo a enviarmos manifestação da entidade a respeito do assunto. O Depto Jurídico da ABIC catalisará estas contribuições e se manifestará para os Senadores  Camata e Casagrande.

Solicito que esta manifestação seja enviada ate o próximo dia 8/Dezembro, em função do período de ferias coletivas que se avizinha.

Agradecendo a colaboração, envio a todos um abraço amigo

Nathan Herszkowicz
Diretor Executivo ABIC

Bom, caso vocês não saibam CCQ é uma certificação da ABIC chamada Círculo do Café de Qualidade, da qual várias cafeterias são associadas. Algumas como Suplicy Cafés, Lucca Cafés Especiais, empresas que desde sempre promovem a cultura e o profissional Barista. Mas, nem tudo é um sonho, outras cafeterias fazem parte desse " círculo", possuem até a mesma certificação de Casas Premium de Café mas pasmen, não tem, nunca tiveram e nunca divulgaram o profissional Barista e sua cultura. Exemplo na minha cidade mais clássico é o Armázem do Café, que é sócio fundador do " círculo" mas que seus funcionários que não são Baristas vaporizam leite em jarras de porcelana e seu Blend da casa é composto de um café como eles mesmo qualificam TIPO 4 COB...BICA CORRIDA...


Como podemos ler no e-mail do Diretor Executivo da ABIC o Sr. Nathan Herszkowicz, existe uma preocupação junto aos membros no que ele chama de " a pretendida regulamentação pode provocar impactos na operação destes estabelecimentos." . Justamente essa seria a idéia, que estabelecimentos por eles certificados perdessem qualquer título se continuarem a não investir na qualificação profissional, em grãos de cafés de alta qualidade, equipamentos de qualidade, divulgação do profisisonal e da cultura Barista.

Já que, membros como Suplicy Cafés e Lucca Cafés Especiais nem vão ligar pra isso porque são exemplos de investimento e dedicação ao profisisonal e a cultura do Barista. 

Agora uma questão que passa na minha mente, com todo dinheiro, política e influência que a ABIC tem, será que já podemos imaginar como essa regulamentação do profissional barista vai acontecer? 

BARISTAS FIQUEM DE OLHO... ou vamos ficar conhecidos por algo do tipo...SELO DE PUREZA...



Essa é a opinião de um Barista que há 4 anos vem investindo em divulgar e representar a profissão com unhas e dentes, mesmo sabendo que minha opinião pública possa ser usada para me prejudicar em competições ( Que a ABIC já se enfiou), não vou ficar quieto.

Peço aos Baristas que compartilham da minha preocupação,  mandem e-mail  para o Senador Renato Casagrande convocando o debate apenas com os profissionais e empresas que realmente nesse pouco tempo de Barista no Brasil sempre divulgaram e investiram na profissão e cultura.
  

renatoc@senador.gov.br - Senador Renato Casagrande 


Léo Moço


--> Leia mais...

Café na Globo

Vice-Campeã Paulista dá Dicas



Cecília Sanada, Barista do Octávio Cafés dá dicas de preparo do bom e velho cafézinho. Adorei a sua resposta ao ser perguntada... O que é um bom Café? - "Ele tem que  ser bem encorpado, com sabor de café mesmo e de preferência tomar sem açúcar" .

--> Leia mais...

Arrastão em Café

Na Falta de Praia...


paulistas fazem arrastão em cafeteria... Que a gastronomia em SP está bem a frente da carioca já sabemos e no quesito arrastão, os paulistas também levam a fama... Chiques demais...

--> Leia mais...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os melhores Baristas do Brasil

Rumo a Londres 2010

Definido a data e o local da realização do 9º Campeonato Brasileiro de Barista. Será de 8 a 10 de março de 2010 no Mercado Municipal de São Paulo.


acbb.png
--> Leia mais...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Profissão: Barista

Regulamentação do Profissional Barista




from Juliana Teixeira de Carvalho

toleomoco@gmail.com
dateWed, Nov 25, 2009 at 6:32 PM
subjectApoio
mailed-bysenado.gov.br
hide details 6:32 PM (16 hours ago)




Prezado Sr. LÉO MOÇO ,


Solicitamos seu apoio Projeto de Lei nº 206/2009, de Autoria do Senador Gerson Camata, o qual propõe a regulamentação da profissão de barista.

Informo que esta proposta encontra-se sob análise do Senador Renato Casagrande, o qual é o relator, junto à Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.


Nesse sentido, caso os senhor concorde com a proposição (anexo projeto na íntegra), proponho que manifeste esse apoio, via e-mail, diretamente ao Senador Casagrande.


e-mail: renatoc@senador.gov.br


Peço ainda que encaminhe esse e-mail para todos os baristas e simpatizantes da regulamentação da profissão, ou caso prefira, envie-me os contatos que eu mesma faço o apêlo.




Agradeço a atenção.


Juliana de Carvalho


Assessora de Imprensa


Senador Gerson Camata




PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 206, DE 2009
Regula o exercício da profissão de barista e dá outras providências.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º É livre o exercício da profissão de barista, observadas as condições estabelecidas nesta lei.
Art. 2º Considera-se barista, para efeito desta Lei, o profissional responsável pela impressão da arte no preparo artesanal de cafés de alta qualidade.
§ 1º Entende-se como arte no preparo artesanal de cafés de alta qualidade:
I – o amplo conhecimento sobre a história e cultura do café, com visão sistêmica da cadeia agroindustrial que ele representa;
II – o domínio das técnicas de degustação, torrefação, moagem e modos de preparo do café.
§ 2º Entende-se como preparo artesanal de cafés de alta qualidade:
I – a extração do café na forma de espresso, percolação, filtragem, prensagem ou pressão;
II – a preparação de bebidas à base de café contendo leite vaporizado, envolvendo o domínio da técnica de latte arte”, que é a arte de desenhar sobre ou com a espuma do leite vaporizado;
III – a produção de bebidas à base de café na forma de drinques, contendo ou não bebidas alcoólicas, frutas ou qualquer outro tipo de ingrediente legalmente regulamentado e aceito no Brasil por meio de sua legislação sanitária.
Art. 3º O exercício da profissão de barista compete exclusivamente:
I – aos portadores de comprovante de habilitação em cursos oficiais ou reconhecidos, ministrados por instituições públicas ou privadas;
II – aos portadores de comprovante de habilitação em cursos regulares ministrados por escola estrangeira, devidamente revalidado no Brasil;
III – àqueles que comprovem estar exercendo efetivamente a profissão, à data da publicação desta lei, há pelo menos dois anos.
Art. 4º A atividade profissional do barista efetiva-se no seguinte campo de realizações:
I – organização da carta de cafés;
II – seleção de ingredientes e fornecedores necessários para o serviço do café;
III – orientação da estocagem das matérias-primas, de acordo com os critérios propostos pelas normas do Ministério da Saúde;
IV – preparo dos cafés, de acordo com o que dispõe o art. 2º;
V – execução do serviço do café aos consumidores;
VI – promoção do consumo no ponto de venda especializado, formando a opinião de consumidores, por meio da difusão da cultura cafeeira;
VII – colaboração com a comercialização de produtos no ponto de venda;
VIII – organização e limpeza do espaço de trabalho.
Art. 5º O exercício da profissão de barista depende de registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
Aos poucos, aquele cafezinho servido num copo de vidro no balcão do bar, da padaria, ou de cortesia, nos restaurantes, é uma realidade que está sendo relegada ao passado. Hoje, a procura é por um café “espresso” muito bem tirado por um profissional especializado, feito com exclusivos grãos de cafés nobres os cafés especiais , com aroma forte, cremosidade e retrogosto sem amargor.
O barista é o profissional especializado na preparação e serviço de cafés de alta qualidade, mas também de drinques à base de café, com a utilização de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros. Para tanto, deve ter aprofundado conhecimento de todas as fases do ciclo de vida do café, desde seu cultivo, etapas de processamento e beneficiamento do grão, até os processos de torra e moagem, além, evidentemente, dos detalhes do processo de extração da bebida, seja em máquinas de espresso ou por outros métodos de preparo.
Ainda pouco conhecida no Brasil, a profissão surgiu na Itália, há cerca de 25 anos, propagou-se pelo mundo afora e é a razão das cafeterias finas em muitas partes do planeta. Diz-se que esse profissional é uma mistura de enólogo e sommelier, uma vez que deve ter conhecimento de todo o processo de produção do café, desde a escolha dos grãos até a preparação final da bebida.
Os baristas, por serem especialistas no preparo e serviço do café, têm, hoje, uma atuação importante na divulgação, junto ao consumidor final, dos cafés de qualidade. Ademais, embora não seja tão comum ainda, já estão também atuando na produção e processamento dos grãos, buscando aplicar seus conhecimentos em parceria com profissionais de outras áreas, para, assim, aprimorar nossa produção de café.
Nossos profissionais têm reconhecimento mundo afora, com premiações em concursos nacionais e internacionais, além de terem conseguido o respeito dos consumidores e dos apreciadores do bom café. A profissão tende a crescer, visto que o café é uma bebida cada vez mais consumida.
Num mundo globalizado, portanto, onde a qualidade e a excelência de bens e serviços vêm se sofisticando cada vez mais, os baristas devem ter habilitação especializada, pois o preparo e o serviço de cafés, sejam espressos, comuns ou especiais, e dos drinques à base de café, com licores, cremes e bebidas alcoólicas, não mais comportam amadores ou aventureiros de primeira viagem.
Assim, julgamos ter chegado o momento de disciplinarmos o exercício da profissão de barista, que hoje congrega, em todo o país, um número sempre crescente de profissionais que reivindicam, há muito, o reconhecimento e valorização de seu trabalho.
Por essas razões, esperamos contar com a chancela de nossos eminentes pares no Congresso Nacional para aprovação desta proposição legislativa.
Sala das Sessões,
Senador GERSON CAMATA
 
Opinião

Apoio a idéia da regulamentação do Barista mas ainda acho que a discussão sobre o assunto deveria ser promovida. A minha preocupação fica por conta de quem vai decidir quem é Barista ou não. Fiz um curso de Barista Sênior 5 anos atrás, ministro cursos há 4 anos e sinceramente, é impossível desenvolver um profissional Barista em pequenos cursos.

Como decidir qual é a melhor forma de torrar? Qual a melhor forma de moer?? Como a melhor forma de extrair??? Em que padrão vou ter que me adaptar??? O Barista não vai poder ser livre para desenvolver as técnicas de preparo que pensa???

Enfim... dá medo em pensar que um dia o Barista seja reconhecido por um Selo de Pureza...
--> Leia mais...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Extreme Makeover

La Marzocco 1993



Acompanhe passo a passo a transformação de uma máquina La Marzocco Linea 1993 completamente recuperada. O estado era impressionante, esse é o melhor exemplo de como uma máquina de espresso sem manutenção básica de quem usa pode se tranformar em uam arma apra a saúde dos consumidores.



A reforma foi feita por Paul Germscheid representante La Marzocco Brasil.

clique aqui
--> Leia mais...

sábado, 21 de novembro de 2009

Delta Q

Espresso Português???

Vem aí mais uma opção de espresso em cápsula de qualidade!!! O projeto é da mega empresa portuguesa Delta Cafés...O lançamento ainda vai ser feito mas nós do Café do Moço fomos presenteados com o convite para comprar a máquina antes de todo mundo...

A briga com a Nespresso promete, vamos tentar conseguir com exclusividade, máquina e cápsulas para mostrar o que a marca portuguesa pode nos oferecer...








--> Leia mais...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Micro Lotes

Suplicy Cafés

Estava acessando o site do Suplicy Cafés quando me deparei com a propaganda de divulgação, que agora o Café de Marco Suplicy aderiu aos Micro Lotes.

Muito bom sinal... já que um tempo atrás essa notícia seria bem improvável... Aliás o Suplicy vem me surpreendendo de tempos em tempos... Em 2006, no meu segundo campeonato carioca, usei o Jacu Bird Coffee para elaborar meu drink de assinatura... MArco Suplicy era o MC e logo após servir os jurados com o meu drink fui questionado pelo mesmo da seguinte forma: " Léo Moço, quer dizer que vocÊ tá servindo café cagado aos jurados???" ... Para minha surpresa um tempo depois quem estava servindo café cagado aos seus Clientes???

Parabéns ao Suplicy Cafés pela iniciativa do Micro-Lote!!!


--> Leia mais...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Baristas...

Criatividade 

Ser Barista é....


--> Leia mais...

Os Melhores Cafés do Mundo

Cup of Excellence 2009

É uma competição entre as Fazendas produtoras de cafés para selecionar em cada país participante os melhores lotes. OS lotes vencedores são leiloados e atingem recordes de preço, um exemplo disso foi em 2005, o lote vencedor do COE Brazil foi leiloado a $49,75 a libra...ou seja, quase que R$100,00 por 453 gramas de café café cru. Esse ano o café da Fazenda Santa Inês teve uma pontuação recorde, incríveis 95,85 pontos.

Cafés com notas acima de 90 pontos são considerados raridades e agora vou mostrar a relação dos melhores cafés do mundo em 2009:


1 Fazenda Ouro Verde Candido Vladimir Ladeia Rosa 91.08
2 Fazenda Sant'ana Paulo Sergio Noronha Barleta 90.83

 
Lot #FarmFarmerScorePounds**Lot Size*
1 Bella Vista Josué Bonilla Solís 90.002,044.9027

 

Lot #FarmFarmerScorePounds**Lot Size*
1 El Injerto I {R} El Injerto, S. A. 91.982,764.0036
2 Monte Cristo Benjamin Villatoro 90.582,437.0032

 

Lot #FarmFarmerScorePounds**Lot Size*
1 El Topacio Maria Elena Avila Magaña De Muyshondt 91.683,106.0041

 

Lot #FarmFarmerScorePounds**Lot Size*
1 La Esperanza María Amparo Castellano Paguaga 92.752,700.0036
2 El Recuerdo José Efraín Espinales Bautista 91.832,530.0034
3 Cima del Cielo Francisco Noel Zeledón Centeno 90.752,945.0039
4 La Picona Olga Marina González Cuadra 90.432,742.0037
5 San José Ruperto Alidio Cornejo Salgado 90.302,997.0040

 

Lot #FarmFarmerScoreLot Size*
1 El Porvenir Alejandro Florez 91.6817
2 Bellavista Javier Sanjuan Gomez 90.6317
3 El Progreso Leonte Collazos Rojas 90.2117
4 Villarrica Cenen Bambague 90.0320

 

Lot #FarmFarmerScorePounds**Lot Size*
1 Agrotakesi SA {O} Mauricio Ramiro Diez de Medina 93.361,821.6024
2 Café Sima del Jaguar A Braulio Luque Yana 92.052,201.1029
3 Café Monterrey Valentin Choquehuanca Aduviri 91.621,897.5025
4 Café Jacaranda Cruz Elias Choconapi 91.381,745.7023
5 Café Alan Coffe Luis Yujra Arismende 90.901,669.8022
6 Café Central Luis Huayhua Chiji 90.712,049.3027
7 Café Mondono Carmelo Mamani Titirico 90.171,745.7023

 


Lot #FarmFarmerScorePounds**Lot Size*
1 Portillo Bertilio Reyes Portillo 90.751,901.0025
2 El Nacimiento Jobneel Cáceres Díaz 90.301,978.0026

--> Leia mais...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Chuvas no Sul de Minas

Até 4 Floradas no pé...





Assista a esse vídeo e saiba como as chuvas estão atrapalhando a safra de café no Sul de Minas. Uma aula dos problemas que podem acometer o cafeeiro.


--> Leia mais...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Moinho de Café

Para Moer em Casa


Capresso Infinity 560 Conical

Bom, esse é meu moinho preferido custo/benefício para ter em casa... Comprei na minha última viagem para os Estados Unidos por $90. Vale todos os centavos se o seu objetivo é moagem para filtro, French Press e Cafeteira Italiana, já para espresso deixa um pouco a desejar.

São várias opções de granulometria e a qualidade da moagem é bem legal, já que se trata de lâminas cônicas.

Recomendo a compra neste site http://www.intelligentsiacoffee.com/store/products/Home+Brewing  mas na minha última consulta está em falta... Mas vale a pena ficar de olho...
--> Leia mais...

sábado, 14 de novembro de 2009

Cup Of Excellence Brazil 2009

Piatã- Bahia- O CAMPEÃO


Sairam os Campeões do COE 2009 Brazil!!!!

Acabou o reinado de Carmo de Minas, o melhor café do Brasil é Baiano, da cidade de Piatã, Fazenda Ouro Verde do proprietário Cândido Vladimir Ladeira Rosa...

Com uma pontuação de 91,08 pontos o café baiano conquistu o Juri Internacional presente em MAchado/MG. Pra mim, nenhuma novidade, em conversa com minha amiga e provadora Marcia Shimosaka, previ o título de Piatã.

Em segundo lugar com 90,83 pontos ficou a Fazenda Sant'ana de Olimpio Noronha/MG.

Dos 10 primeiros lugares, Piatã ficou com 4 posições, Carmo de Minas 3, São Sebastião da Grama-SP 2 posições e Olimpio Noronha 1 posição.

Para saber o resultado completo clique aqui
--> Leia mais...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

R.I.P Coffee

R.I.P= Roasted in Parchment

Foto Sweet MArias ( Café no PErgaminho)

Pode parecer meio estranho e doido mas na verdade, é. Esse é um estilo de torra e extração de café bem diferente dos usuais. O café é torrado no próprio pergaminho, depois moído e extraído em bebida. Bom, sabemos que o café é seco com seu pergaminho e depois armazenado assim, para descansar e poder realçar seus sabores. Essa armazenagem também garante o frescor do grão e muitas fazendas apenas retiram o pergaminho ao enviar um lote para seu cliente.
Foto Sweet MArias (Café R.I.P - torrado)

Quem está fazendo isso? O americano Tom, empresário e dono do Sweet Marias, site que disponibiliza cafés do mundo inteiro para venda. Segundo Tom, o resultado é uma bebida com alto teor de corpo e sabor como se tivesse adicionado cacau puro a bebida.

Em breve, o Café do Moço vai oferecer seu primeiro Micro-Lot R.I.P ... Aguardem novidades!!!
--> Leia mais...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Café é Arte!!!

Monalisa em Café



Veja o vídeo abaixo de como a criatividade pode ser usada para fazer Arte. Em um total de 3604 xícaras de café, artistas montam a obra de LEonardo Da Vinci. As xícaras foram acrescidas de quantidades diferentes de leite para mudar a tonalidade.

Realizado em um evento sobre cafés, chá e chocolate no Festival Aroma Rocks em Sidney - Austrália, além de apreciar a Monalisa, cafés do mundo inteiro foram degustados por apreciadores.

--> Leia mais...

Espresso: Extração

Espresso Tigrado


Odeio
Opinião

Particularmente, não gosto desse tipo de extração, não busco esse tipo de extração e a considero como problemática. Desde que comecei a trabalhar com café, esse termo, café tigrado ou espresso tigrado, faz parte do meu cotidiano. São livros, profissionais e cursos evidenciando a sua presença a um fator de qualidade de extração.

Como café não é teoria e sim sabor, sinceramente um café tigrado, pra mim, é mais amargo e possue sabor ligeiramente de cinzeiro, queimado e etc.

Em minha experiência prática, notei que a ocorrência desse tipo de extração se dá com alta concentração de pó ou moagem fina demais ou ainda, variações de temperatura durante a extração. Sim, eu já fiz um espresso tigrado em uma La Marzocco e nos meus testes acredito que possa ter ocorrido pela moagem ou dosagem.

Experimente coletar com a ponta da colher as partes mais escuras da crema tigrada de um espresso e prove!!! Não gosto desse sabor em um café...


Perfeito
--> Leia mais...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bikkini Barista

Sexta-Feira 13!!!!

Para quem ainda não conhece, essa é a dica do fim de semana... Bikkini Barista em Santos!!! A Casa é linda, fica no Centro Histórico de Santos em frente a Bolsa do Café... A Balada é sensacional e no fim de noite, deguste um café fantástico extraído em uma La MArzocco Fb80 de 4 grupos!!!

Imperdível!!!


--> Leia mais...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Café Chinês???

Província de Yunnan



Que a China é o país mais populoso do mundo... Vai ser a maior economia em breve e tem a maior muralha do mundo...todos sabemos...


Mas você sabia que existe plantação de Café na China??? Provei alguns cafés Chineses e o que posso dizer é que fiquei muito surpreso. Pode não ser o melhor de todos, ter notas complexas mas agradou muito a doçura e corpo desse café.

Como raridade, conseguimos um Micro-Lot muito pequeno...exatamente 250gr, um único pacote, para um único apreciador, que pode se tornar um dos poucos Brasileiros a ter a experiência de provar um Café Chinês.



À venda pelo e-mail: boutique@cafedomoco.com.br o preço dessa raridade é de R$50,00/250gr. Escolha em grãos ou sua moagem preferida e guarde para sempre essa experiência!!!
--> Leia mais...

Apreciadora - Mês de Novembro

Micro-Lot Green Mountain

A sortuda desse mês, pois é, mais uma mulher a ser sorteada como Apreciadores do Mês é Daniele Teixeira. Dani, esperamos seu contato para poder torrar e enviar 250gr desse Café especial das Montanhas do Espírito Santo. PArabéns!!!


--> Leia mais...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Café Pernambucano

Conheça uma Produção Orgânica do Nordeste Brasileiro


Plantado dentro de uma agro-floresta em Taquaritinga do Norte ( Pernambuco), espécie Arábica e variedade Typica. Essa variedade pode ter sido a primeira a chegar no Brasil em 1727, o que torna essa produção, bem especial. Acompanhe a reportagem abaixo.

--> Leia mais...

sábado, 7 de novembro de 2009

Fim de Semana

Pagando Bem Que Mal Tem?



Baristas sempre estão reclamando do seu salário... Depois que aprendem a desenhar corações, rosetas e tulipas então... Bom, sabemos que o mercado é complicado, apenas os melhores e mais diferenciados profissionais vão conseguir o salário sonhado... Então, resolvi ajudar aos outros menos favorecidos a conseguirem...quem sabe... um troco depois do balcão...

Na verdade, foi isso o que o protagonista desse filme  resolveu fazer depois de não se dar tão bem atrás do balcão. Uma comédia americana chatinha mas bem engraçada para quem é Barista...


--> Leia mais...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Campeonato Brasileiro


Com as regionais de Brasília, BH e Bahia finalizados...


Confira os baristas já classificados para o 9º Campeonato Brasileiro de Baristas:

Pré-classificados (CBB 2008)
Yara Thaís Castanho (Suplicy Cafés Especiais) (SP)
Otavio Linhares (Lucca Cafés Especiais) (PR)
Viviane de Bem (Café do Mercado) (RS)
Tatiane Rodrigues (Cafemaq) (SP)
Léo Moço (RJ)
Bruna Batista (Suplicy Cafés Especiais) (SP)

Etapa Paraná (6 a 9 de agosto)
Graciele Rodrigues (Lucca Cafés Especiais)
Lilian Machado (Lucca Cafés Especiais)
Vera Silva (Exprès Café)
Felipe de Oliveira (Lucca Cafés Especiais)
Ricardo Nisiide (Exprès Café)
Daniela Otto (Exprès Café)

Etapa São Paulo (14 a 17 de setembro)
Bruno Ferreira Silva (Suplicy)
Cecília Megumi Sanada (UniOctavio)
Eder Hilário (Santo Grão)
Luciano Salomão (Niewa Café)
Elaine Francisco Martins (Santo Grão)

Etapa Brasília (13 a 15 de outubro)
André Birolli (Café Cristina)
Genaro Macedo (Jazz Burguer Café)
Pedro Gabriel (Café Cristina)

Etapa Belo Horizonte (21 a 23 de outubro)
Daniela Capuano
Michele Tameirão
Luiz Flávio Lima Alves (Café Kahlúa)

Etapa Bahia (27 a 29 de outubro)
Luis Fernando dos Santos (Casa Café)
Alessandra Portela (Lucca Cafés Especiais)
Joice dos Santos (Lucca Cafés Especiais)
--> Leia mais...