sábado, 28 de novembro de 2009

Perigo aos Baristas

Regulamentação do Profissional Barista

Olá Baristas, essa semana recebi como vários outros Baristas receberam um e-mail sobre o projeto de Lei da Regulamentação da Profissão Barista. Postei que meu maior medo era o Barista ser reconhecido por um Selo de Pureza.


Lógico que um sarcasmo puro com a nossa ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Cafés)... E não demorou muito para que meu medo virasse realidade. Hoje, recebo e-mail da ACBB com o seguinte forward:




LOGO CCQ NOVA.jpg


Prezados membros do CCQ

Encaminho, em anexo e abaixo, correspondência recebida do Gabinete do Senador Gerson Camata, contendo o texto do Projeto de Lei para a regulamentação da profissão de barista.

Com a expansão do mercado de cafés de qualidade, fora-do-lar, cafeterias, a pretendida regulamentação pode provocar impactos na operação destes estabelecimentos.

Assim, peço a gentileza de apreciarem o texto, que se encontra com o Senador Renato Casagrande, para relatoria, encaminhando a ABIC toda e qualquer sugestão/critica ou ressalvas que o projeto possa merecer , de modo a enviarmos manifestação da entidade a respeito do assunto. O Depto Jurídico da ABIC catalisará estas contribuições e se manifestará para os Senadores  Camata e Casagrande.

Solicito que esta manifestação seja enviada ate o próximo dia 8/Dezembro, em função do período de ferias coletivas que se avizinha.

Agradecendo a colaboração, envio a todos um abraço amigo

Nathan Herszkowicz
Diretor Executivo ABIC

Bom, caso vocês não saibam CCQ é uma certificação da ABIC chamada Círculo do Café de Qualidade, da qual várias cafeterias são associadas. Algumas como Suplicy Cafés, Lucca Cafés Especiais, empresas que desde sempre promovem a cultura e o profissional Barista. Mas, nem tudo é um sonho, outras cafeterias fazem parte desse " círculo", possuem até a mesma certificação de Casas Premium de Café mas pasmen, não tem, nunca tiveram e nunca divulgaram o profissional Barista e sua cultura. Exemplo na minha cidade mais clássico é o Armázem do Café, que é sócio fundador do " círculo" mas que seus funcionários que não são Baristas vaporizam leite em jarras de porcelana e seu Blend da casa é composto de um café como eles mesmo qualificam TIPO 4 COB...BICA CORRIDA...


Como podemos ler no e-mail do Diretor Executivo da ABIC o Sr. Nathan Herszkowicz, existe uma preocupação junto aos membros no que ele chama de " a pretendida regulamentação pode provocar impactos na operação destes estabelecimentos." . Justamente essa seria a idéia, que estabelecimentos por eles certificados perdessem qualquer título se continuarem a não investir na qualificação profissional, em grãos de cafés de alta qualidade, equipamentos de qualidade, divulgação do profisisonal e da cultura Barista.

Já que, membros como Suplicy Cafés e Lucca Cafés Especiais nem vão ligar pra isso porque são exemplos de investimento e dedicação ao profisisonal e a cultura do Barista. 

Agora uma questão que passa na minha mente, com todo dinheiro, política e influência que a ABIC tem, será que já podemos imaginar como essa regulamentação do profissional barista vai acontecer? 

BARISTAS FIQUEM DE OLHO... ou vamos ficar conhecidos por algo do tipo...SELO DE PUREZA...



Essa é a opinião de um Barista que há 4 anos vem investindo em divulgar e representar a profissão com unhas e dentes, mesmo sabendo que minha opinião pública possa ser usada para me prejudicar em competições ( Que a ABIC já se enfiou), não vou ficar quieto.

Peço aos Baristas que compartilham da minha preocupação,  mandem e-mail  para o Senador Renato Casagrande convocando o debate apenas com os profissionais e empresas que realmente nesse pouco tempo de Barista no Brasil sempre divulgaram e investiram na profissão e cultura.
  

renatoc@senador.gov.br - Senador Renato Casagrande 


Léo Moço


1 comentários:

Miky disse...

Olá, Léo. Tudo bem?

Quero parabenizá-lo pelo texto sobre a ABIC. Já dei muito minha cara à tapa,infelizmente não fui bem sucedido em algumas vezes, por isso elogio-o e admiro pela postagem contra a ABIC.

Apesar de gostar muito de café e ter feito alguns cursos, não entendo da parte legislativa, porém, não duvido que não tenha a tal "politicagem" no meio.

Se me permite, farei mais uma correção em seu texto: "*Bom, caso vocês não saibam CQC é uma certificação da ABIC chamada Círculo de Qualidade em Café".

Na verdade só houve uma inversão nas letras: CQC para CCQ. Senão vão achar que o programa de tv da Band está envolvido! Ainda mais essa! =)

http://www.abic.com.br/prog_ccq.html

Abraço!