quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Espresso: Extração

Espresso Tigrado


Odeio
Opinião

Particularmente, não gosto desse tipo de extração, não busco esse tipo de extração e a considero como problemática. Desde que comecei a trabalhar com café, esse termo, café tigrado ou espresso tigrado, faz parte do meu cotidiano. São livros, profissionais e cursos evidenciando a sua presença a um fator de qualidade de extração.

Como café não é teoria e sim sabor, sinceramente um café tigrado, pra mim, é mais amargo e possue sabor ligeiramente de cinzeiro, queimado e etc.

Em minha experiência prática, notei que a ocorrência desse tipo de extração se dá com alta concentração de pó ou moagem fina demais ou ainda, variações de temperatura durante a extração. Sim, eu já fiz um espresso tigrado em uma La Marzocco e nos meus testes acredito que possa ter ocorrido pela moagem ou dosagem.

Experimente coletar com a ponta da colher as partes mais escuras da crema tigrada de um espresso e prove!!! Não gosto desse sabor em um café...


Perfeito

3 comentários:

Miky disse...

Legal ouvir uma opinião diferente.

É quase unanimidade isso do espresso tigrado.

Farei o teste!

Abraço!

Chocolates Finos disse...

Oi, Léo. Mais uma boa discussão sobre paradigmas do café espresso, mas tenho uma opinião também sobre isto: tenho tomado excelentes cafés com a aparência "tigrado" quando testamos extrações. Agora, com relação a esta foto, não é bem o tigrado do qual normalmente se fala...tá com cara mesmo de café "queimado"..rs. Abraços e continue postando...tá bom demais...

Café Do Moço disse...

Olá Amigos,

então o tema é complexo e a foto é mera ilustração, porém com as mesmas estrias de um café tigrado perfeito. Sinceramente, não gosto de nenhum tipo de café tigrado, acho queimado de qualquer forma mas isso é para o meu gosto, filosofia profisisonal e por aí vai. Obrigado pelas msgs e continuem testanto!!! Bons Cafés!!