terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Torrar Café






Hoje em dia torrar cafés está na moda, falar sobre perfis de torra é o "must" ... cursos e cursos por aí oferecem um treinamento aprofundado em poucos dias...

Mas até onde tudo isso é tão importante se pouco falamos de "perfil de sabores"?

Estou torrando em um torrador igual ao da foto, 15kg, marca Atilla, modelo Standard...ou seja, o mais básico da linha... Já existe um modelo super modificado, controlar rotação do tambor, fluxo de ar...etc...etc...e etc... Sinceramente, depois que me adaptei a esse, ainda quero passar um tempo tentando dominá-lo, imagina saber controlar todas essas variações?

Hoje tenho clientes perguntando qual temperatura final, quando foi primeiro crack, que tempo foi a finalização, qual fluxo de ar, ..... , .... , .....!!!

Isso é muito legal mas ao mesmo tempo um atraso no verdadeiro conhecimento sobre cafés... deixe a nós "poetas" do café, devanear sobre toda termodinâmica, perfis de torra, maillard, pirólise e se dedique a apreciar, descobrir os sabores, criar uma memória sensorial.

Torrar café não é um glamour, é um trabalho árduo, repetitivo e muitas vezes com resultados diferentes... vamos provar e parar um pouco de falar sobre números...

 

0 comentários: