Cortesia???
A maioria dos clientes de cafeterias no Brasil já estão acostumados... O docinho ao lado do café e quem sabe aquele gentil copinho de água com gás não podem faltar...
Ao montar o Projeto do Cafuné essa questão foi amplamente discutida, analisada e decidida... Sem docinho e sem água com gás. Antipático? Que nada... o cafuné é de graça... :)
Vamos pensar no que essa decisão pode implicar... Pouco pensado mas muito importante, toda empresa deve ter bem definida a sua atuação, proposta, a que tipo de cliente atender, enfim, um plano de negócios.
Se você vai abrir uma cafeteria, logo, seu foco, seu destaque, o produto que vai ser lembrado pelo seu cliente será o??? O ??? O??? Café?? Deveria ser... não??
Levante a mão quem nunca disse... " Ahhh adorooo tal cafeteria, tem um biscoitinhoooo deliciosooooo" . Essa é a frase que mais escuto no balcão do Cafuné...
Tem o famoso caso do Rubro Café... " se eu tirar ou mudar o biscoitinho do café os clientes me matam!!!!" ...Afirmação do próprio dono.
É estranho pensar que uma cafeteria possa ser lembrada por qualquer coisa que não seja o próprio café... Seja o biscoitinho, a água com gás ou outro motivo...
A decisão do Cafuné em não oferecer o biscoitinho ou a água com gás foi decidida justamente por esse motivo. Queremos que nossos apreciadores voltem, trazendo seus amigos e familiares tão somento porque adoraram nossos cafés...
Falando em custo... vamos ao exemplo da água com gás.
Vamos dizer que a garrafa de água ocm gás de 1,5 litros custe 1,70.
50ml de água com cada espresso...com 1 garrafa dá para servir 30 espressos...
Se uma loja vende 200 espressos por dia... em 30 dias de funcionamento chegaria a 6000 cafés... e 200 garrafas de água, totalizando R$340,00
O que podemos fazer com R$340,00 em uma cafeteria?
- Será que aumentar o salário do Barista iria incentivá-lo a se dedicar?
- Investir em treinamento?
- Investir em um grão melhor?
- Investir em uma máquina melhor?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com vc , aqui no interior de são paulo não é dificil encontrar clientes que vão até o balcão e fazem um auê por que não servimos agua com gás para acompanhar o café .... segundo eles as grandes cafeterias servem agua com gás .. hehehe, então quer dizer que o que vai definir se meu café é bom ou ruim é um copinho de agua com gás ???
ResponderExcluirhehehe
Discordo no ponto da agua com gas. diferente do biscoito, que esta ali so para acabar com o retrogosto (na minha opiniao) a agua com gas tem um objetivo. eu sou um fiel usuario da "aguinha" e realmente sinto falta dela quando nao é servida.
ResponderExcluirOlá Mr. Coffee,
ResponderExcluirtenta experimentar então água sem gás...técnicamente falando para o objetivo que vc quer é muito melhor do que com gás...
O gás atrapalha a sensação de inúmeros componentes do café...
Abraços Sr. Mr. Coffee :)
A água, copinho, teoricamente serve para limpar a boca, para que o nosso paladar fique pronto para avaliar os sabores. Isso é comum em várias degustações: vinho, azeite etc, assim como comer pedaços de pão e maçã.
ResponderExcluirAcredito que A GRANDE MAIORIA dos clientes não estão interessados nesse aspecto (da degustação) e sim no DIFERENCIAL que representa uma cafeteria que oferece um algo mais.
É besteira? Eu acho que não. Se fosse assim as cafeterias não precisariam gastar uma fortuna em decoração, com mesas "transadas", luminárias "transadas", decoração "clean" e outras frescuras (muito mais caras que a águinha) que as diferenciam (e as igualam todas) dos locais que vendem cafézinho.
O cliente real, o famoso homem médio, não é um expert. Não diferencia sabores, aromas, acidez, corpo, origem etc. Afinal, estamos no Brasil onde a cultura do café extra-forte (ou seja torrado até quase pegar fogo) é um traço cultural.
Para ele a aguinha e o chocolatinho faz diferença.
O post anterior relatando reclamações comprova isso.
O "agradinho" é o plus. O algo mais ou o que ele identifica como um "padrão" de qualidade superior (ser igual às grandes cafeterias! ).
Infeliz ou felizmente, esse é o mundo real (e não o que se deseja).
Tenho um compadre, dono de 2 cafeterias na minha cidade, que diz claramente que não serve a aguinha porque perde venda de água mineral! Além do custo extra perde uma receita.
Esse é o ponto, para ele.
Quando o consumidor puder escolher entre uma cafeteria com ou sem ”agradinho”, começa o problema (e vamos recordar que pra ele espresso é tudo espresso).
Eu gosto de espresso bom! Com qualidade! E se vier com algo mais, melhor!! Me passa a impressão (não basta ser, TEM QUE PARECER) que o estabelecimento não está preocupado em economizar centavos (tipo: não trocar o filtro de água no tempo certo, diminuir uma grama do pó em cada dose etc).
É uma boa discussão.
cmpecon,
ResponderExcluirdesculpa chamá-lo assim mas como você não assinou seu comentário...
Adorei sua resposta...
VocÊ tem razão em dizer que a água promove a limpeza do paladar...mas a água sem gás...
Um comentário seu interessante foi em que na degustação de vinhos é utilizada a água para o mesmo fim. Agora eu te pergunto, em que restaurante com carta de vinhos vocÊ é servido de graça com uma taça de água para limpeza do paladar?? Te faço outra pergunta, já que tecnicamente é tão importante, pq esse agrado não é feito com vinhos já que a taça é bem mais cara que uma xícara de café? A terceira questão qual é o preço dessa garrafinha de água em restaurantes finos? 7 reais?
Uma outra coisa interessante é quando vc comenta que a grande maioria não está preocupada com no aspecto da degustação e sim com o algo a mais , o diferencial...o biscoitinho e a água com gás.
Bem, pelo menos no Cafuné, ocorre o contrário, tão somente pq somos capazes de transformar nossos apreciadores, aqui o diferencial é o café, o barista, a máquina.
Pelo seu pensamento, eu abriria uma empresa pra vender água com gás com biscoitinho e dar de brinde o café...bem mais conceitual...
Cliente real??? Não entendi sua colocação??? VocÊ tem alguma loja pra qualificar o lciente real de uma cafeteria??? A clientela é vocÊ quem faz...Se vc tem uma cafeteria pra servir um café quente, aguinha e biscoitinho...esse é o seu cliente real. A experiÊncia de trabalhar o cliente a perceber as diferenças de um café mudariam a sua percepção...
A questão Marcus, não é economizar centavinhos... é promover o produto de qualidade que uso, do nosso serviço para justamente melhorar o seu tal "Cliente Real".
Ahhh esqueci de falar mas só pra deixar claro... No Cafuné fazemos igual grandes cafeterias no mundo, como a Intelligentsia Coffee...Disponibilizamos água FILTRADA sem gás de GRAÇA para que quiser limpar o paladar :)
ResponderExcluirBoa matéria!!! Mas tenho a seguinte opinião:
ResponderExcluirCom competitividade dos dias de hoje, válido também para as Cafeterias - uma a cada esquina ou uma ao lado da outras nos shoppings, que o diga os Shoppings Città América e Downtown, ambos na Barra da Tijuca, zona oeste da capital carioca - faz com que os empresário do negócio invistam em "agregados", se o café é bom e o bicoito também, mesmo que a loja seja lembrada tão somente pelo bicoitinho, já é um progresso. Agora, se o café é mais ou menos, ou até mesmo ruim, não há biscoito - nem france ou italiano - que salve ou chame o cliente de volta! A conta é simples! Cobre pelo biscoito que a conta no final do mês fecha tranquilamente. Quanto a água, é imprescindível que tenha, na minha preferência que seja com água!
Meu Deus.. SOCORRO.. se as cafeterias de 3a onda (que buscam qualidade e rastreabilidade do grão de café, conhecer e valorizar o produtor, trabalhar com cafés especiais e micro lotes com torras condizentes com o grão) passarem a se preocupar em dar agradinhos aos clientes e não ensinarem sobre a importância e qualidade desse café, todo o trabalho de um ano do pequeno produtor e de sua família pra ter uma cafezaço na xícara foi por água abaixo junto com a água com gás e com o biscoitinho. Decida o que vc quer: ser uma CAFEteria ou vender café e água com gás e biscoito tudo junto.. Realmente se continuarmos a servir café com água, o cliente NUNCA vai entender que vc é uma loja de café. Na minha cafeteria se a pessoa pede um espresso, ela ganha um espresso. E se vier reclamar no balcão que faltou a água com gás ou o biscoito, ela ganha uma aula grátis sobre café e a importância da bebida ser degustada só.
ResponderExcluirUfa.. vi agora que os comentários são de 9 anos atrás. Menos mal. Me deu até um alívio no peito. O cenário já mudou bastante.
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